(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÕES 2022

Depois de 16 anos, Paranavaí fica sem representante na Assembleia Legislativa

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Nas eleições deste ano, Paranavaí lançou cinco candidatos a deputado estadual. O objetivo era manter a representação política na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que se estendeu por 16 anos. Durante esse período, foram dois mandatos consecutivos de Teruo Kato (2007-10 e 2011-14) e dois de Tião Medeiros (2015-18 e 2019-22). No último domingo (2), no entanto, nenhum dos postulantes conseguiu atingir a votação necessária para se eleger.

Entre os cinco concorrentes, o vereador Leônidas Fávero Neto (Cidadania) recebeu o maior número de votos, 34.894. Desse total, 22.784 foram obtidos em Paranavaí.

O ex-prefeito Rogério José Lorenzetti (PSD) somou 22.830 votos, sendo 11.048 contabilizados em Paranavaí.

Pela ordem de preferência dos eleitores, Marcia Felipe (PSDB) apareceu em terceiro lugar entre os candidatos locais e conseguiu 887 votos, pouco mais da metade em Paranavaí, 454.

Daiane Lahis (Progressistas) foi a candidata escolhida por 736 votantes de todo o Paraná. Considerando somente as urnas eletrônicas de Paranavaí, fez 455 votos.

Por fim, com o menor número entre os postulantes residentes em Paranavaí, Osésa Rodrigues recebeu 692 votos, sendo 511 de eleitores da cidade.

O Diário do Noroeste conversou com os dois candidatos mais votados e perguntou como avaliam a campanha e qual futuro vislumbram a partir do resultado da eleição. Pela ordem de preferência dos eleitores, reproduzimos a seguir algumas declarações de Leônidas Fávero Neto e Rogério José Lorenzetti.

Leônidas – Doutor Leônidas disse que o período em que esteve nas ruas, conversando com a população, foi muito rico. Pôde escutar os anseios dos moradores e, sobretudo, conhecer mais de perto a realidade da Região Noroeste. “Foi uma campanha limpa, respeitamos todas as candidaturas.”

Não sendo eleito deputado estadual, segue atuando na Câmara de Vereadores de Paranavaí. A princípio, espera as novas configurações políticas para decidir se entrará em novo pleito nos próximos anos. “Temos um grupo grande e forte, com muitos nomes para apresentar.”

Em entrevista coletiva na manhã de ontem (3), o deputado federal eleito Tião Medeiros disse que, na condição de 1º suplente, Doutor Leônidas tem chances reais de assumir uma cadeira na Alep, basta que o governador reeleito, Carlos Massa Ratinho Júnior, chame um dos novos deputados estaduais do Cidadania para compor sua equipe gestora.

Tião Medeiros também sugeriu que Doutor Leônidas possa voltar à disputa eleitoral em 2024, concorrendo à Prefeitura de Paranavaí. “Se ele quiser, poderá ser o nome do grupo”, disse o deputado federal eleito.

Rogério – O ex-prefeito Rogério Lorenzetti chegou à oitava eleição. “Tive sucesso em algumas, em outras não.” Classificou a campanha eleitoral como silenciosa, sem grandes eventos reunindo a população, mas com foco principal nas redes sociais e nas campanhas de rádio e tevê.

Não sendo eleito, garantiu que continuará buscando soluções para as demandas regionais, como tem feito ao longo de sua vida dedicada à política. “Sempre fui muito participativo e honrei a confiança que os eleitores depositam em mim.”

Apoiando-se no bom relacionamento com o governador Ratinho Júnior e considerando o fato de ambos serem mesma sigla (PSD), Rogério Lorenzetti afirmou que existe a possiblidade de compor a equipe de governo – se não ele, alguém do mesmo grupo político que represente o Noroeste do Paraná.

Compartilhe: