REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
De abril a junho deste ano, a construção civil acumulou números negativos na geração de empregos em Paranavaí. Considerando todo o período, foram 46 demissões a mais do que contratações, conforme consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. Depois do trimestre desfavorável, o setor voltou a crescer: em julho, gerou 21 postos de trabalho com carteira assinada.
Os dados do Caged foram divulgados ontem (29) e mostram que Paranavaí também teve resultados positivos nos demais segmentos econômicos, com destaque para a agropecuária, que alcançou saldo de 67. Os serviços contrataram 278 pessoas e demitiram 244, totalizando 34 empregos. No caso do comércio, foram 271 admissões e 241 desligamentos (saldo de 30). Já a indústria incorporou 251 trabalhadores e despediu 225 (saldo de 26).
No quadro geral, a abertura de vagas de emprego garantiu a Paranavaí 178 novas colocações no mercado profissional. No acumulado de janeiro a julho deste ano, o município mantém o desempenho positivo, com saldo de 883. Da mesma forma, no período de 12 meses, as contratações superam os desligamentos (saldo de 1.043).
“Estamos dando sequência a um bom momento”, avaliou a gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu. Disse que números negativos são esperados em alguns meses, por exemplo, quando as atividades agropecuárias são interrompidas pelo fim das colheitas ou quando o movimento de consumidores no comércio diminui.
Mesmo com as oscilações, o volume de vagas de emprego na Agência do Trabalhador é grande. Ontem, eram 209 cadastros distribuídos em diferentes áreas de atuação, por exemplo, construção civil e indústria. Algumas funções exigem experiência, outras não.
A grande dificuldade em preencher todas as vagas é a falta de mão de obra. Parte dos trabalhadores não busca aperfeiçoar as habilidades em cursos de qualificação. Alguns não concordam com as jornadas de trabalho ou com os salários oferecidos pelas empresas contratantes.
De acordo com Elen Della Pria Kumatsu, a Agência do Trabalhador dispõe de instrumentos de divulgação das vagas de emprego, canais de comunicação que podem ser acessados facilmente pela internet. O site agenciadotrabalhadorparanavai.wordpress.com é um exemplo. A página é atualizada diariamente com as oportunidades de emprego formal e conta com ferramentas para agendar o atendimento.
A equipe também recebe as pessoas que vão pessoalmente à Agência do Trabalhador, mesmo sem agendamento. É possível se candidatar a uma vaga de emprego, com posterior encaminhamento para entrevista, ou solicitar o seguro-desemprego.
O endereço é Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no Centro. Funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. O telefone para contato é (44) 3423-1733.