(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN
Foto: Arquivo DN

RECONHECIMENTO

Deputado Adriano José protocola projeto de lei que inclui Éffeta no calendário oficial do estado

Medida poderá contribuir para a ampliação do apoio institucional, incrementando as ações de valorização da cultura religiosa e dando condições para a continuidade e a expansão

REINALDO SILVA

Da Redação

O deputado estadual Soldado Adriano José protocolou nesta semana o projeto de lei que insere o Éffeta no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. O texto deverá ser apreciado pelas comissões permanentes de Constituição e Justiça e de Cultura antes de seguir para votação em plenário na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Deputado Soldado Adriano José destacou o viés de transformação social do evento
Foto: Orlando Kissner/Alep

Assim justifica o autor da proposição: “[O Éffeta é um] evento religioso anual realizado no município de Paranavaí, organizado pela Comunidade Católica Emanuel. Tem como missão a evangelização por meio de uma proposta inovadora, que alia espiritualidade, música, alegria, formação e comunhão fraterna. Trata-se de um evento consolidado no calendário local, que proporciona um espaço de encontro com Deus, de renovação da fé e de convivência entre os participantes, especialmente os jovens”.

Em 2025, o Éffeta chegará à 19ª edição, e, diferentemente de anos anteriores, as atividades serão em junho, mais especificamente nos dias 7 e 8, e não em setembro. A mudança de data se fez necessária para tornar possível a participação de um importante líder religioso da atualidade, Frei Gilson.

Na avaliação do deputado estadual, a inclusão do Éffeta no calendário estadual de eventos “representa o reconhecimento de sua importância e do impacto positivo que exerce na vida de muitos paranaenses”. Além disso, argumenta Adriano José, a medida poderá contribuir para a ampliação do apoio institucional, incrementando as ações de valorização da cultura religiosa e dando condições para a continuidade e a expansão.

Éffeta 2025 será nos dias 7 e 8 de junho no parque de exposições de Paranavaí
Foto: Arquivo DN

Com o tema voltado para o início de um novo tempo, tempo de renascer, o Éffeta fortalece a “proposta de transformação pessoal e social por meio da vivência cristã”, diz o parlamentar. E acrescenta: “O evento mobiliza centenas de pessoas todos os anos, entre participantes, voluntários e membros da comunidade, promovendo não apenas a espiritualidade, mas também o turismo religioso e o desenvolvimento sociocultural da região”. Para esta edição, são esperadas mais de 30 mil pessoas.

A Comunidade Católica Emanuel recebeu com gratidão a proposição e aguarda, com grande expectativa, a aprovação do projeto de lei. Esse reconhecimento representa não apenas a valorização de todo o trabalho realizado ao longo das 19 edições do Éffeta, mas também reafirma a seriedade, o compromisso e a relevância do evento para a sociedade.

Compartilhe: