O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentou nesta terça-feira, 17, uma emenda proibindo a instalação de praça de pedágio em Guairaçá na BR-376, região Noroeste do Paraná. A emenda faz parte de uma série de condicionantes propostas para autorizar a delegação de rodovias estaduais para o programa de concessão elaborado pelo Governo Federal.
“Uma nova cobrança vai aumentar custos e reduzir a competitividade da região. A rodovia recebe um grande tráfego urbano e regional. Trabalhadores, comerciantes, estudantes e motoristas que utilizam a BR-376 todos os dias serão profundamente prejudicados.”
Romanelli reforça que a instalação da praça em Guairaçá, no trecho entre Nova Londrina e Paranavaí, foi contestada nas audiências públicas organizadas pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio. “É uma demanda unânime da região”. O deputado também vai propor a proibição da instalação da praça de cobrança na BR-467, entre Cascavel e Toledo.
Emendas – Romanelli apresentou outras nove emendas condicionantes à delegação. Ele defende a obrigação da licitação ser pelo menor preço de tarifa, propõe a proibição do degrau de 40%, a adoção de um depósito de caução em dinheiro ou títulos do Tesouro Nacional, a proibição ou revisão de outras praças de pedágio, entre outros temas.
(Assessoria de Imprensa)