O deputado estadual Denian Couto (Podemos) saiu em defesa de um projeto para implementação do sistema integral nas escolas estaduais do Paraná. Ele votou a favor do programa Paraná Integral (PPI), do governo do estado. E garante que vai trabalhar para que o texto seja aprovado em definitivo. “Não há outro caminho para o Paraná e para o Brasil que não seja através da Educação. Nossas crianças e adolescentes precisam ter ensino de qualidade, amplo, atividades esportivas e culturais no contraturno das matérias tradicionais, para terem uma formação completa”, explica.
A iniciativa, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, pretende ampliar e melhorar a qualidade da educação básica com a oferta de ensino integral para os ensinos Fundamental e Médio. A ideia do PPI é implantar uma nova organização pedagógica do tempo escolar, com espaço para as matérias já contempladas na grade curricular nacional, mas com a expansão de outras, como língua espanhola e educação financeira, por exemplo.
O projeto foi aprovado em primeiro turno na votação desta terça-feira (05/09) na Assembleia Legislativa. A oposição votou contra. O texto, que recebeu emendas, volta à Comissão de Constituição e Justiça e deve ir à nova votação em plenário nas próximas semanas.
Para o deputado Denian Couto, que também é professor e integra a Comissão de Educação da Alep, o programa apresentado pelo governo é bom e precisa ser aprovado. “Nós temos que criticar o que é ruim e fazer a nossa parte para colocar em prática o que é bom. Educação em tempo integral sempre será importante. Ensino básico de qualidade é o pilar para o futuro do estudante. E é preciso modernizar, dar as ferramentas que estão além do ensino do português, da matemática e das disciplinas obrigatórias”, finaliza.