No dia 3 de fevereiro, o deputado estadual do PSD assumirá a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná
REINALDO SILVA
Da Redação
No dia 3 de fevereiro de 2025, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) assumirá a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A visibilidade do cargo, a afinidade política com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o expressivo resultado alcançado nas últimas eleições colocam o nome do parlamentar na lista de possíveis candidatos a governador.
Na manhã desta quinta-feira (23), Curi esteve em Paranavaí para a solenidade de posse da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Na ocasião, concedeu entrevista exclusiva ao DN e falou sobre a pretensão de concorrer à chefia do Poder Executivo. “Tenho esse desejo e estarei preparado.”
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Apesar da assertiva, o deputado considera cedo para confirmar a candidatura. “Neste momento tenho uma grande responsabilidade, a presidência da Assembleia. É um desafio. Não posso misturar.”
Ele cita outras pessoas que considera preparadas para se candidatar ao governo do estado: o secretário da Saúde Beto Preto, o vice-governador Darci Piana e o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca.
Tudo dependerá do cenário político a ser desenhado nos próximos meses. “Se o partido entender que o meu nome é a melhor opção, estarei à disposição.” O PSD, ao qual é filiado, tem como principal liderança o governador Ratinho Junior, reiteradas vezes apontado como pré-candidato a presidente da República.
ALEP
Ao falar sobre o desafio de presidir a Alep, Curi afirma que o objetivo é aproximar, cada vez mais, o Legislativo da população. Um exemplo é o projeto de sessões itinerantes, que permite às pessoas que não podem ir a Curitiba conversar com os deputados e apresentar reivindicações, solicitações, cobranças, reclamações. Paranavaí está na lista de municípios que receberão os parlamentares.
Economia, inovação e sustentabilidade também estão na pauta do futuro presidente.
Em 2024, a Alep economizou R$ 432 milhões do orçamento anual, dinheiro devolvido aos cofres do Executivo. Para 2025, a expectativa de Curi é alcançar R$ 500 milhões, com o compromisso do governador de aplicar esse valor integralmente nos municípios.
Outra proposta é facilitar os processos e desburocratizar os trâmites administrativos do Legislativo. Como fazer? “Eu quero levar a inteligência artificial para dentro da Assembleia, para que nossos projetos sejam apresentados com mais qualidade.”
No âmbito da sustentabilidade, Curi garante: “Já determinei [a elaboração de] um projeto de colocação de placas solares, para diminuir o custo de luz, para diminuir o desperdício”.