Demandas antigas da população do noroeste do Paraná ganharam notoriedade e começaram a ser solucionadas por meio de programas implementados pelo setor público. De acordo com o deputado estadual Luis Corti, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) aprovou diversos projetos que têm colaborado para a melhora da qualidade de vida de moradores de municípios da região.
Em recente viagem pela região, o deputado visitou o Diário do Noroeste e concedeu entrevista para falar sobre o trabalho que vem sendo desempenhado pela Alep. Entre os destaques e um dos mais recentes está o Irriga Paraná, programa que possibilitou que agricultores tenham taxas de juros subsidiadas para investirem em sistemas de irrigação.
“É um programa fenomenal, em que o governo do estado aguenta o juro para que o agricultor vá lá e faça um financiamento do equipamento de irrigação. É um super programa”, considerou.
Para Corti, o avanço do Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas (Estradas da Integração) é outro grande destaque do ano para o governo. Por meio da ação, o estado promove a pavimentação de estradas rurais em municípios de todas as regiões, incluindo o noroeste.
O deputado ainda citou o olhar atento que os parlamentares têm em relação ao potencial turístico regional, especialmente na área de Porto Rico. “Nós conseguimos trazer um núcleo regional de turismo para Loanda. Essa região está virando uma referência não só para o Paraná, mas para o Brasil. Então, são avanços que estão ocorrendo e eu fico muito feliz por estar sendo parte coadjuvante dessa história”, afirmou.
Planejamento para 2025 – Questionado sobre as demandas que serão prioridade em 2025, o deputado Luis Corti ressaltou que a Assembleia Legislativa deve continuar atuando para melhorar a qualidade de vida da população do noroeste. “Você pode esperar melhor logística, porque nós estamos em fase de implantação e de renovação dos contratos e de licitação para um pedágio mais barato; pode esperar uma logística que interligue todos os municípios de uma maneira mais séria, de mais conforto e de mais segurança. Então, nós temos hoje, seguramente, um compromisso maior com o noroeste”, garantiu.