FÁBIO ZANINI
DA FOLHAPRESS
No mês da Defesa da Pessoa com Doença Rara, Patrick Dorneles (PSD-PB) assumirá o mandato de deputado federal.
A partir da próxima quarta-feira (22), Dorneles, 24, que convive com a síndrome de mucopolissacaridose, uma doença degenerativa, ocupará a vaga de Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), que se licenciará para dedicar-se à sua pré-candidatura ao governo da Paraíba.
Para que ele possa ocupar o cargo, o primeiro suplente Rafael Sousa (PSDB-PB) abriu mão de exercer o mandato por parte do prazo de afastamento de Cunha Lima. Ambos devem dividir o período de quatro meses em que o titular ficará licenciado.
Como parlamentar, Dorneles pretende batalhar pela implementação de dois projetos na Paraíba.
O primeiro é a construção de uma unidade da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação em Campina Grande. O segundo, a ampliação do Complexo de Referência Multiprofissional em Doenças Raras e Deficiências, em João Pessoa.
“Esses projetos implicarão em imenso ganho social e econômico para a nossa Paraíba, com geração de emprego e renda, e com o estímulo ao turismo de negócios voltado à saúde. Portanto, um substancial movimento econômico e tributário para o estado e outros benefícios de toda essa cadeia produtiva”, defende.
O Dia Mundial das Doenças Raras é 28 de fevereiro e foi estabelecido pela Organização Europeia de Doenças Raras como forma de sensibilizar gestores públicos e a sociedade para a importância de políticas voltadas para atendê-los.