REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O deputado federal Tião Medeiros confirmou o repasse no valor de R$ 4 milhões para a Santa Casa de Paranavaí. Na tarde desta sexta-feira (28), ele se reuniu com integrantes da diretoria do hospital e reafirmou o compromisso de contribuir para que seja possível alcançar o equilíbrio financeiro, uma luta que se estende desde o período da pandemia de Covid-19, a partir de 2020.
Medeiros explicou: “O dinheiro vem direto do Ministério da Saúde e é exclusivo para a Santa Casa. Como a gestão é estadual, é direcionado primeiro ao governo do estado, que tem a obrigação de reencaminhar o dinheiro para a Santa Casa”. A expectativa é de que em até 90 dias a verba já esteja na conta do hospital.
É o segundo pagamento – com a mesma cifra – garantido por intermédio do deputado federal. O primeiro foi ratificado em fevereiro deste ano, a partir de emenda parlamentar apresentada em 2023.
“São R$ 4 milhões novamente, que vão permitir pagar folhas, compras, custeio. Faz muita diferença. A Santa Casa de Paranavaí, como todas as outras santas casas, tem grandes desafios financeiros para superar, para pagar suas contas. Os custos aumentaram, tudo ficou muito caro depois da pandemia e nem tudo baixou aos valores que eram antigamente.”
Tião Medeiros disse que o papel dele é liberar recursos e contribuir para que a Santa Casa se mantenha saudável financeiramente e possa “proporcionar atendimento superadequado, com estruturas e materiais tanto humanos quanto hospitalares”.
O diretor-geral da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Alencar Arrais, afirmou que o dinheiro trará novo fôlego e permitirá reequilibrar as contas até o fim de 2024. Uma das prioridades será colocar o salário da equipe médica em dia – já são dois meses de atraso. Nesse sentido, ele fez questão de exaltar a parceria dos profissionais, que mantêm a dedicação aos pacientes de todo o Noroeste do Paraná mesmo diante do cenário de revés.
Ao visitar a Santa Casa na tarde de ontem, Tião Medeiros conversou com Arrais, com o presidente Renato Platz Guimarães e com os diretores Marcelo Crippa e Marily Vasconcelos Gomes.