O deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR) chama as famílias paranaenses a participarem da consulta sobre as escolas cívico-militares no estado. E garantam a expansão do modelo. “É muito importante que os estudantes, os pais e responsáveis se informem e que se manifestem. É uma oportunidade única de participar ativamente da educação do seu filho e fazer a melhor escolha, pela expansão. Vote sim”, defende Couto.
Na contramão da política do governo federal de fechar as escolas cívico-militares sob a sua gestão, o governo do estado anunciou o plano de ampliar o modelo. A ideia é que mais 127 escolas estaduais de ensino regular, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, passem a ser cívico-militares em 2024. Destas, 27 são de Curitiba. As outras estão espalhadas po cidades de todas as regiões do estado.
Para garantir o processo, a Secretaria de Educação abriu uma consulta pública com a comunidade escolar, que acontece esta semana, nos dias 28 e 29. Ela será realizada nas próprias escolas, com a participação de professores, funcionários, pais de alunos e estudantes maiores de 16 anos.
O modelo cívico-militar no Paraná combina elementos da gestão civil com a presença de militares da reserva na administração e na rotina escolar. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27/11) aponta que 81% da população do Paraná aprova o projeto do governador Ratinho Junior de expandir o modelo. O levantamento, realizado pelo instituto IRG Pesquisas, a pedido da Associação dos Jornais e Portais do Paraná (ADI-PR), foi feito entre os dias 23 e 26 de novembro.
Para Denian Couto, a decisão do governo é correta e a população entende isso. “O modelo garante um número maior de aulas, com matérias de cidadania, civismo, conhecimento de leis e trabalha a disciplina. É muito bom para a formação integral do estudante. Por isso, mais gente tem que ter acesso a esse modelo”, defende o parlamentar, que também é professor e tem a Educação como uma de suas principais bandeiras.