(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ALEP

Deputado pede que comunidade escolar vote “sim” em consulta sobre escolas cívico-militares

O deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR) chama as famílias paranaenses a participarem da consulta sobre as escolas cívico-militares no estado. E garantam a expansão do modelo. “É muito importante que os estudantes, os pais e responsáveis se informem e que se manifestem. É uma oportunidade única de participar ativamente da educação do seu filho e fazer a melhor escolha, pela expansão. Vote sim”, defende Couto.

Na contramão da política do governo federal de fechar as escolas cívico-militares sob a sua gestão, o governo do estado anunciou o plano de ampliar o modelo. A ideia é que mais 127 escolas estaduais de ensino regular, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, passem a ser cívico-militares em 2024. Destas, 27 são de Curitiba. As outras estão espalhadas po cidades de todas as regiões do estado.

Para garantir o processo, a Secretaria de Educação abriu uma consulta pública com a comunidade escolar, que acontece esta semana, nos dias 28 e 29. Ela será realizada nas próprias escolas, com a participação de professores, funcionários, pais de alunos e estudantes maiores de 16 anos.

O modelo cívico-militar no Paraná combina elementos da gestão civil com a presença de militares da reserva na administração e na rotina escolar. Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27/11) aponta que 81% da população do Paraná aprova o projeto do governador Ratinho Junior de expandir o modelo. O levantamento, realizado pelo instituto IRG Pesquisas, a pedido da Associação dos Jornais e Portais do Paraná (ADI-PR), foi feito entre os dias 23 e 26 de novembro.

Para Denian Couto, a decisão do governo é correta e a população entende isso. “O modelo garante um número maior de aulas, com matérias de cidadania, civismo, conhecimento de leis e trabalha a disciplina. É muito bom para a formação integral do estudante. Por isso, mais gente tem que ter acesso a esse modelo”, defende o parlamentar, que também é professor e tem a Educação como uma de suas principais bandeiras.

Compartilhe: