REINALDO SILVA
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O projeto para a construção da ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul está bem encaminhado e o dinheiro, separado. É o que afirma o deputado estadual Ricardo Arruda (PSL) em vídeo que circula pelas redes sociais. Sem divulgar detalhes, ele promete novidades para os próximos dias e faz uma breve avaliação da importância da obra: “Será sensacional para a economia do Paraná, para o turismo do Paraná. Tenho certeza que esse projeto vai dar certo”.
Em janeiro deste ano, foi anunciada a liberação de aproximadamente R$ 3 milhões para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea). As análises são necessárias para definir as condições ideais de execução das obras sobre o Rio Paraná, ligando São Pedro do Paraná (PR) a Porto São João (MS).
Lideranças paranaenses e sul-mato-grossenses defendem que a construção da ponte será positiva para o agronegócio, pois facilitará o escoamento da produção de grãos de todo o Centro-Oeste do Brasil rumo ao Porto de Paranaguá. A passagem rodoviária sobre o Rio Paraná reduziria aproximadamente 150 quilômetros de percurso.
No final de janeiro, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, conversou com lideranças do Noroeste do Estado sobre a viabilidade da construção. A ponte faz parte de um projeto de fortalecimento econômico que inclui a duplicação da BR-376, também chamada de Rodovia do Agronegócio. A intenção é que as obras incluam o trecho a partir de Paranavaí até a divisa com Mato Grosso do Sul.
No dia 21 de março, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck, participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em Chapecó (SC) e defendeu as ligações rodoviária e ferroviária dos dois estados. Ele representou o governador sul-mato-grossense, Reinaldo Azambuja. O evento com a presença de Ratinho Júnior e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.
A Itaipu deverá financiar o Evtea para a construção da ponte sobre o Rio Paraná. Os trâmites para a liberação dos recursos correm internamente e ainda não há notícias sobre a data para a assinatura do convênio.