A pedido da vereadora Rose Mirian Oliveira da Silva, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (30), um requerimento, na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitando providências urgentes para estabelecer critérios e fiscalizações em virtude dos reiterados casos de pulverização aérea de herbicidas, fungicidas e inseticidas no município de Santo Inácio. O requerimento foi endereçado ao secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
“Os produtores rurais pedem providências pelos reiterados casos em que aviões pulverizadores de defensivos agrícolas de grandes produtores rurais atingem as plantações e produções de agricultores menores nas áreas limítrofes, prejudicando safras inteiras de soja, frutas e hortaliças, além de matar inúmeras lagartas da espécie Bombyx Mori, importantíssimas para a produção de seda paranaense (sericicultura) e para o desenvolvimento da economia, inclusive familiar da região”, explicou o deputado Cobra Repórter em seu requerimento.
O deputado recebeu fotos e vídeos de agricultores e moradores da região que mostram a passagem das referidas aeronaves em seus terrenos, danificando e prejudicando suas produções. “Segundo as informações que recebi, os aviões são utilizados por proprietários de fazendas da região, mas os pequenos agricultores e pequenos produtores do bicho-da-seda, mel… são prejudicados pela aplicação dos defensivos agrícolas pela via aérea, ocasionando a perda de suas principais fontes de renda. Por isso a circunstância demanda providências urgentes, sendo importante a instrução e imposição de critérios para estas pulverizações na região”, destacou o deputado Cobra Repórter.