ADÃO RIBEIRO
Deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo eleito pela primeira vez em 2003, Tadeu Veneri está em pré-campanha por uma cadeira de deputado federal. Em andanças pelo Paraná, Veneri defende que a classe política debata a sociedade e o desenvolvimento do Estado por inteiro. Nesta quinta-feira (7), ele visitou a redação do Diário do Noroeste, falou da sua visão de País e da necessidade de debater profundamente as questões nacionais.
Veneri falou da sua trajetória e sobre como vê a política paranaense. O PT se articula para as eleições deste ano e no Paraná deve apresentar uma chapa para disputar o Governo, liderada pelo ex-senador Roberto Requião. Ele aponta a importância de focar em conteúdos programáticos e pede reflexão sobre o “varejo” da ação parlamentar de apenas levar emendas para as regiões.
Na visão do parlamentar, o deputado deve ir ao povo para debater, encontrar caminhos para solucionar os problemas. Lembra que, a rigor, o deputado tem apenas duas funções: elaborar leis e fiscalizar. Por isso, na condição de empregado do povo, tem o dever de levantar os debates. Veneri também rechaça a ideia de deputados focados apenas em questões regionais, já que o parlamentar é pago com dinheiro de todos os contribuintes.
Mas, não impede que defenda medidas estruturantes. No caso de Paranavaí e região, entende ser estratégica a duplicação da BR-376 até a barranca dos rios e a construção da ponte interligando ao Mato Grosso do Sul. Concorda que o Noroeste foi “esquecido” em períodos anteriores em relação a outras regiões.
O parlamentar faz críticas aos atuais governos estadual e federal. Ressaltando que não se trata de avaliações pessoais no caso do governador Ratinho Júnior, Veneri considera que algumas prioridades estão invertidas. Na educação, por exemplo, defende outro modelo para o Estado, com foco no resgate da participação dos jovens em sala de aula e engajamento dos profissionais do setor.
No plano federal, o deputado avalia que há inversões que ajudam a aumentar a desigualdade e a miséria. Cita números que mostram cenário de insegurança alimentar, o que atinge a milhões de brasileiros. Aponta a contradição entre o fato de o País ser um dos maiores produtores de comida e não consegue alimentar parte da sua população.
Outro fator que o preocupa o político é o critério para concessão de isenções. Interpreta que no modelo vigente grandes corporações são beneficiadas e a falta de recursos acaba afetando a população.
Veneri está na região para uma série de contatos com lideranças ligadas ao partido e aos chamados setores progressistas. Uma das visitas programadas neste roteiro é em Querência do Norte, onde há grande número de famílias de assentados do campo.
A entrevista completa com o parlamentar está disponível no site do Diário do Noroeste. O deputado visitou a redação na manhã desta quinta-feira. Estava acompanhado de lideranças comunitárias locais e da assessoria.