O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) encaminhou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) um ofício solicitando explicações sobre a atuação do órgão na fiscalização da manutenção regular das aeronaves que operam no país, em voos nacionais e regionais.
O motivo do questionamento do parlamentar foram as notícias divulgadas pela imprensa, as quais indicam que a aeronave modelo ATR-72-500, da empresa Voepass, que caiu na última sexta-feira, dia 9 de agosto, matando 62 pessoas, sofreu um ‘dano estrutural’ em março deste ano e voltou a voar após passar por manutenção.
Apesar de ainda não haver relação entre o dano e o acidente, Tião Medeiros questiona da ANAC se estava ciente desta intercorrência, por meio de algum tipo de comunicação em tempo real com as empresas aéreas.

Foto: SSP/São Paulo
No documento, protocolado na Câmara por meio de Requerimento de Informação nº 3120/24, o parlamentar questiona da ANAC como vem realizando a fiscalização das manutenções, quais as métricas utilizadas para mensurar o nível de segurança, e por fim, solicita um relatório detalhado das últimas cinco fiscalizações feitas sobre as aeronaves da Voepass.
“Este triste episódio é resultado de uma sucessão de erros e nós queremos saber se houve omissão por parte dos órgãos federais. A meu ver, a ANAC precisa acompanhar, em tempo real, cada passo da manutenção das aeronaves, porque se trata da segurança dos passageiros”, destacou Tião Medeiros.
Comentários 0