O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) encaminhou à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) um ofício solicitando explicações sobre a atuação do órgão na fiscalização da manutenção regular das aeronaves que operam no país, em voos nacionais e regionais.
O motivo do questionamento do parlamentar foram as notícias divulgadas pela imprensa, as quais indicam que a aeronave modelo ATR-72-500, da empresa Voepass, que caiu na última sexta-feira, dia 9 de agosto, matando 62 pessoas, sofreu um ‘dano estrutural’ em março deste ano e voltou a voar após passar por manutenção.
Apesar de ainda não haver relação entre o dano e o acidente, Tião Medeiros questiona da ANAC se estava ciente desta intercorrência, por meio de algum tipo de comunicação em tempo real com as empresas aéreas.
No documento, protocolado na Câmara por meio de Requerimento de Informação nº 3120/24, o parlamentar questiona da ANAC como vem realizando a fiscalização das manutenções, quais as métricas utilizadas para mensurar o nível de segurança, e por fim, solicita um relatório detalhado das últimas cinco fiscalizações feitas sobre as aeronaves da Voepass.
“Este triste episódio é resultado de uma sucessão de erros e nós queremos saber se houve omissão por parte dos órgãos federais. A meu ver, a ANAC precisa acompanhar, em tempo real, cada passo da manutenção das aeronaves, porque se trata da segurança dos passageiros”, destacou Tião Medeiros.
Comentários 0