(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

Deputados do Mato Grosso do Sul homenageiam integrantes da Socipar

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A construção de uma ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul é uma reivindicação antiga de um grupo de políticos, produtores rurais, empresários e profissionais autônomos da Região Noroeste. As defesas insistentes e as articulações da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) levaram a Itaipu Binacional a custear estudos de viabilidade da obra e garantiram reconhecimento da Assembleia Legislativa do estado vizinho, que concedeu à entidade Moção de Congratulação.

Na semana passada, integrantes da Socipar foram ao Mato Grosso do Sul para receber a honraria, aprovada por unanimidade pelos parlamentares. O autor da proposta é o deputado estadual Roberto Hashioka.

Conforme lembra o diretor da Socipar Edilson Avelar, em 2013 Hashioka recebeu uma comitiva paranaense, prefeitos e vereadores sul-mato-grossenses. Naquela ocasião, há 10 anos, lançaram a ideia de construir a ponte sobre o Rio Paraná.

Avelar destacou a importância da obra: “Quem transita de Nova Casa Verde até Nova Londrina reconhece que o trajeto é perigoso e inadequado pelo volume imenso de caminhões, bitrens de mais de 45 toneladas. São estradas estreitas, mal sinalizadas, sem acostamento”.

Nova Casa Verde é distrito do município de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul. Nova Londrina está localizada no Noroeste do Paraná.

A situação, avaliou o diretor da Socipar, é inadequada “para dois estados gigantes da federação, que tanto produzem”.

Com a construção da ponte, a redução do percurso para o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso do Sul até o Porto de Paranaguá seria superior a 100 quilômetros. Na prática, traria mais rapidez e segurança para os motoristas.

Itaipu – De acordo com Avelar, integrantes da Socipar se reunirão com a diretoria da Itaipu Binacional e conversarão com o diretor-geral Enio Verri. A intenção é buscar o comprometimento da empresa com os investimentos necessários para construir a ponte, caso as análises em andamento tenham resultados positivos.

O convênio entre a Itaipu e o Governo do Paraná para a execução do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) foi assinado em junho do ano passado. Em março deste ano, a empresa binacional liberou a primeira parcela, R$ 2,6 milhões, valor correspondente a 80% do total (R$ 3,2 milhões).

Os levantamentos deverão ser concluídos em 18 meses.

Compartilhe: