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INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA

DER-PR analisa pedido de melhorias na PR-218 entre Paranavaí e o Distrito de Graciosa

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A PR-218 recebe serviços de conservação e manutenção do pavimento e da faixa de domínio por meio de programas específicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

A informação repassada ao Diário do Noroeste pelo DER-PR não apresenta detalhes, mas garante que o pedido de melhorias rodoviárias no trecho entre Paranavaí e o Distrito de Graciosa está sendo analisado pela Superintendência Regional.

A solicitação de investimentos foi formalizada por lideranças, que acusam as fragilidades na infraestrutura e a falta de segurança para os condutores de veículos.

No começo do mês, o grupo Unidos pela PR-218 de Paranavaí a Graciosa protocolou uma série de reivindicações na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil). Entre as medidas apontadas como urgentes estão o alargamento da ponte sobre o Rio Paranavaí e a correção imediata da chamada curva da morte.

A lista de pedidos segue com a construção de uma rotatória fechada e a implantação de pista dupla, a continuação da Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado até o trevo que dá acesso a uma farinheira, a construção de uma ciclovia, a implantação de terceiras faixas, o acesso a estradas vicinais e a construção de um portal na entrada do Distrito de Graciosa e de um ponto de parada de turismo gastronômico.

O Diário do Noroeste tem acompanhado a luta da comunidade por mudanças estruturais na PR-218. A publicação mais recente sobre o tema data de 10 de fevereiro de 2024, anunciando exatamente que o pedido de investimentos fora protocolado na Seil. (A matéria está na página 04 sob o título “Grupo oficializa pedido de investimentos na PR-218 entre Paranavaí e Graciosa”.)

Na ocasião, o advogado Edilson Avelar, diretor da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) e da Associação dos Advogados do Noroeste do Paraná (Advog), apresentou números compilados pela Polícia Rodoviária Estadual do Paraná.

De acordo com o levantamento, a curva da morte foi cenário para 180 acidentes ao longo dos últimos anos. 204 pessoas ficaram feridas e 19 morreram. Avelar acrescentou: “Muitos feridos morreram nos hospitais ou em consequência [do acidente], daí o número de vítimas fatais deve passar de 35”.

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