O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) já prestou mais de 36 mil atendimentos gratuitos nas rodovias do Estado desde março deste ano. Dentre os serviços oferecidos, contratados após o fim dos contratos de concessão do antigo Anel de Integração, estão disponíveis guinchos, atendimentos para panes mecânica e elétrica, problemas com pneus, remoção de veículos e objetos da pista, entre outros.
O serviço de socorro é gratuito para rodovias estaduais e federais do antigo circuito de 2,5 mil quilômetros. Por meio do telefone 0800-400-0404, basta acionar o Centro de Operações Integradas (COI). O telefone é válido para todas as regiões do Estado.
“Muitas pessoas não sabem a quem recorrer em caso de algum problema na estrada. Temos esse serviço totalmente gratuito que serve justamente para prestar esse primeiro socorro. Por isso é importante que o motorista tenha sempre anotado o número do COI”, alerta o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.
Todos os dias equipes específicas do DER/PR percorrem 100% da malha, ao menos três vezes por dia, fazendo inspeção das pistas, prestando socorro aos usuários, atualizando sinalização de emergência, verificando áreas com neblina e demais tipos de apoio.
O maior número de atendimentos aconteceu na BR-277, que cruza todo o Estado, da fronteira, em Foz do Iguaçu, até Paranaguá, no Litoral. Desde março, já foram atendidas 17.738 ocorrências na rodovia. O maior registro foi por pane mecânica (5.415 atendimentos), seguido por ressolagem de pneus na pista (1.864). Em segundo lugar está a BR-376, que liga Curitiba ao Norte e Noroeste. Nos últimos cinco meses, 9.190 ocorrências foram atendidas, com a pane mecânica como principal motivo das chamadas.
A BR-369 está na terceira posição na lista de atendimentos. A rodovia faz ligação do Norte e Noroeste com o Oeste do Paraná, e registrou 3.077 ocorrências.
O principal motivo das ocorrências é causado por panes (elétrica, mecânica ou seca) ou problemas com pneus, mas o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, garante que a equipe está preparada para todo tipo atendimento. “Muitas vezes a ocorrência é atendida diretamente pela inspeção de rotina dos nossos veículos de patrulha. Mas temos no COI uma equipe treinada para prestar qualquer tipo de apoio, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive nos feriados”, afirma.
O COI também realiza o direcionamento da chamada caso o atendimento caiba a outros órgãos, como Polícias Rodoviárias, Polícia Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, DNIT e Instituto Água e Terra (IAT). Além disso, fique atento às condições para o tráfego de veículos, que são divulgadas online e em tempo real, por meio do Twitter e no portal do DER/PR.