(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ESTÁDIO JACOB SERLHOST

Descarte irregular de água compromete gramado do campo de futebol no Distrito de Graciosa

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com

A rua de terra é cortada de um lado a outro por uma pequena valeta. Ali escoa a água que sai das residências em direção ao Estádio Jacob Serlhost, no Distrito de Graciosa, em Paranavaí. O material descartado pelos moradores entra por uma falha no muro que cerca o espaço esportivo, encharca o solo e compromete o gramado.

O relato de uma pessoa que preferiu não ser identificada chegou ao Diário do Noroeste e a equipe foi até o local para conferir a situação. À direita de quem entra no estádio, a grama está verde, completa, sem prejuízos para a prática esportiva. Do outro lado, as falhas se espalham e tornam inviável realizar ali uma partida de futebol.

Atravessando o campo para chegar até o muro danificado, é possível perceber que o verde fica cada vez mais escasso e o volume de água acumulada aumenta, inclusive com a formação de uma grande poça no ponto por onde entra o líquido descartado pelos moradores. Numa mistura de preocupação e ironia, a pessoa que conversou com o DN disse: “Nem se tivéssemos uma estiagem de 100 dias, como aconteceu há pouco tempo, essa lagoa secaria”. A declaração faz referência à crise hídrica que afetou o Paraná entre 2019 e 2020.

Água da pia, do tanque e da lavagem de calçada escorre pela canaleta e invade o Estádio Jacob Serlhost. É possível sentir o cheiro forte provocado pela sujeira e pelos produtos químicos represados na área interna do espaço esportivo.

O DN entrou em contato com o secretário de Esportes e Lazer de Paranavaí, Rafael Octaviano de Souza, que explicou: “Ali havia um lava-car no fundo do campo e alguém abriu o muro para a água escoar”. Disse que enviaria uma equipe para verificar o problema e avaliar se é possível fechar o buraco no muro.

Vale destacar que Graciosa não conta com rede de esgoto, e os moradores dependem do sistema de fossas para fazer o descarte de água e dejetos. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), também é assim nos distritos de Mandiocaba e Piracema.

Produtos químicos misturados à água estão comprometendo o gramado do campo de futebol
Foto: Ivan Fuquini
Rafael Octaviano de Souza disse que o problema será verificado em busca de solução
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: