MONIQUE MANGANARO
Da Redação
A São Lucas de Paranavaí tenta reverter uma situação delicada nesta semana para enfrentar a equipe do Loanda Futsal pela Série Bronze do Campeonato Paranaense no próximo sábado (18). A partida é decisiva para o time paranavaiense, que precisa vencer o adversário para avançar às oitavas de final da competição.
Ao Diário do Noroeste, o treinador Thales Augusto explicou que a equipe está tentando lidar com importantes desfalques. No último jogo, a São Lucas tinha 10 jogadores disponíveis, mas dois atletas sofreram contusões e estão fora da próxima partida.
A saída foi recorrer aos jogadores da base, que já treinaram com a equipe principal nesta semana.
Apesar do momento difícil, o treinador garantiu que o time pretende entregar o melhor desempenho em busca da vitória. “Vamos focar em fazer o melhor jogo possível. Sabemos que nossa equipe está bem debilitada, mas garra, luta e entrega não vão faltar”, disse.
A partida ocorre após uma derrota da São Lucas para o Loanda. Jogando em casa no último sábado (11), o time de Paranavaí perdeu por 5 a 2.
Regulamento – Para se manter no torneio, como não há saldo de gols nesta etapa, a São Lucas só precisa de uma vitória simples no tempo regulamentar da partida para levar o jogo para a prorrogação. Caso haja empate durante a prorrogação, a decisão será nos pênaltis.
Detalhando – Entenda a reviravolta que trouxe a São Lucas de volta ao sonho do acesso para a Série Prata ainda em 2025, mesmo sendo desclassificada dentro de quadra na segunda fase.
Após o término da segunda fase, o TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) julgou e condenou alguns clubes a perderem pontos por utilização de jogadores de formar irregular. Os times penalizados ainda poderiam entrar com recurso para reverter a decisão, situação que se arrastaria por alguns meses e impossibilitaria o término da Série Bronze.
Pensando na continuidade do campeonato, a FPFS realizou uma reunião no dia 6 de outubro e propôs aos participantes uma alteração emergencial no formato de disputa, beneficiando amplamente os clubes e possibilitando a conclusão da competição em tempo hábil.
No formato anterior apenas os 16 melhores colocados na segunda fase estavam classificados. Com a mudança, os 32 mais bem ranqueados disputam a nova etapa eliminatória, com jogos de ida e volta e avançando os 16 times vencedores.