Medalha de ouro no salto em altura e bronze no pentatlo, o jovem Eric Guedes Cardoso, 15, foi o destaque da equipe paranavaíense no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16. A competição aconteceu nos dias 1º, 2 e 3 agosto em Cascavel. Mesmo ainda muito jovem, Eric vem acumulando medalhas e resultados expressivos dentro do esporte. A conquista no Brasileiro foi a realização de um sonho para o atleta que diz sonhar ainda mais alto. Ele tem como objetivo se convocado para representar a Seleção Brasileira em jogos sul-americanos, mundiais e futuramente chegar aos Jogos Olímpicos.
Apaixonado por esportes, Eric começou no atletismo ainda com onze anos de idade. No início apenas por recreação e brincadeiras entre amigos de escola. Mas com o tempo passou a treinar e se dedicar ao esporte. Com 12 anos, Eric começou a ganhar as primeiras de muitas medalhas. Ele foi prata do salto com vara e bronze no salto em altura do Paranaense Sub-14, no ano de 2018. No ano seguinte, na mesma competição, conquistou a prata no salto em altura.
Com o ano de 2020 marcado pela pandemia da Covid-19, o jovem comenta que foi uma época bem difícil e desanimadora, pois precisou ficar sem treinar e competir. O ano de 2021 tem sido de muitos treinos e resultados importantes para o jovem que ainda no primeiro semestre chegou à marca de 1.65m no salto em altura.
Competindo em uma categoria acima da sua, o jovem foi campeão no salto triplo e segundo lugar no salto com vara do Paranaense Sub -18. Ainda competindo na categoria sub-18, mas desta vez no Campeonato Brasileiro, Eric ficou em quarto lugar no salto em altura e atingiu a marca de 1.88m. Marca essa que o levou ao primeiro lugar no ranking brasileiro sub-16 e sexto colocado no sub-18.
Eric também chegou ao pódio por duas vezes nos Jogos Escolares do Paraná. Na ocasião, ele ficou com o ouro no salto altura e prata no salto triplo.
O atleta se diz muito feliz por ver todo seu esforço nos treinos se transformar em bons resultados. Mas ressalta que ainda é apenas o começo. Esse ano ele ainda compete no Paranaense sub-16.