REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Este sábado (13) é o dia “D” de mobilização social pela vacinação contra a influenza. O objetivo da ação é ampliar o número de pessoas imunizadas e, assim, reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus. Unidades básicas de saúde de todos os municípios da Região Noroeste estarão abertas das 8h às 17h.
Compõem os grupos prioritários nesta primeira etapa da campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas aldeados. Na 14ª Regional de Saúde, representam 112.763 moradores.
De acordo com a enfermeira Jane Aparecida Camargo, do Setor de Epidemiologia, até agora a Regional de Saúde recebeu 53.409 doses da vacina contra a influenza, o que representa 47% do que é necessário para atender aos grupos prioritários. Desse total, 20.522 foram aplicadas, ou seja, a cobertura vacinal é de 20,44%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90%.
No recorte por grupo, os percentuais de imunização são os seguintes: crianças – 12,95%; gestantes – 14,03%; puérperas – 15,85%; e idosos – 23,44%. Não constam na região cadastros de indígenas aldeados.
ORIENTAÇÕES
A enfermeira da Regional de Saúde explica que cabe a cada município definir as estratégias de vacinação, considerando os grupos prioritários e as peculiaridades da comunidade local. Uma das estratégias possíveis é fazer chamamentos específicos, considerando o número de doses disponíveis.
Especialmente neste dia “D” de vacinação, mas também ao longo das próximas semanas, é fundamental que as secretariais municipais de Saúde intensifiquem a divulgação da campanha à população.
Outra orientação dada por Jane Aparecida Camargo é promover um levantamento dos moradores que pertencem aos grupos prioritários em cada área de atuação das equipes de saúde. Isso permite a posterior busca ativa, o controle do número de imunizados e o aumento nas coberturas vacinais e na proteção à população suscetível.
DIA D
A campanha de vacinação contra a influenza começou em 25 de março e segue até 31 de maio. O dia “D” de mobilização é importante porque incentiva a abertura das unidades básicas de saúde em horários alternativos, facilitando o acesso da comunidade às salas de vacina.
A ação não é exclusiva dos municípios do Noroeste do Paraná; estende-se a todas as regiões do Brasil.
Na 14ª Regional de Saúde, a maioria das UBSs estará aberta neste sábado. Em Paranavaí, nem todas terão atendimento neste dia “D” de vacinação; a população poderá se dirigir às seguintes unidades: Graciosa, Coloninha, São Jorge, Campo Belo, Celso Konda, Sumaré, Jaraguá, Morumbi, Zona Leste, Monte Cristo, Ouro Branco, Jardim Maringá e Centro.
OUTROS GRUPOS
Além dos grupos já citados, são apontados como prioritários indígenas fora de terras indígenas, quilombolas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente (acima de 12 anos), funcionários do sistema de privação de liberdade, pacientes com comorbidades, professores, agentes das forças armadas, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua e trabalhadores portuários.