MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Farinha, água, sal e fermento. Algumas sovas e um tempo de descanso depois, tem-se um disco de massa perfeito e uma receita tomando forma. Molho de tomate e queijo compõem a base. O restante fica a cargo da imaginação, não há limites.
Com diversos sabores, combinações e tamanhos, a pizza é quase um patrimônio da gastronomia brasileira (que nos desculpem os italianos). Desembarcou no Brasil no século XIX, trazida por imigrantes vindos da Itália, e, desde 1985, tem uma data para chamar de sua: o Dia Mundial da Pizza, comemorado no Brasil neste 10 de julho.

Foto: Ivan Fuquini
Hoje prestigiada por uma nação, a redonda já enfrentou inúmeras fases. A história do prato como conhecemos atualmente começou a partir de uma versão criada em Nápoles, na Itália, em meados do século XIX. Locais desenvolveram um prato especial para receber o rei Umberto I e a rainha Margherita.
Uma massa fermentada coberta com tomate, muçarela e manjericão foi pensada para homenagear as cores da bandeira italiana. À iguaria deu-se o nome de pizza Margherita, sabor que veio a se tornar um dos mais consumidos no mundo.
Na chegada em solo tupiniquim, era considerada comida de rua, muito consumida pelos imigrantes mais pobres que não tinham acesso a uma refeição completa. Com o passar dos anos, ganhou fama e novos olhares.
Pizza é negócio, fonte de renda
A paixão pelo prato típico italiano levou os brasileiros a transformarem a receita em negócio. Dados afirmam que a primeira pizzaria do Brasil foi aberta em 1910, no bairro do Brás, em São Paulo, que abrigava boa parte dos imigrantes italianos da cidade.
De lá para cá, milhares de restaurantes se dedicaram a preparar a receita e imprimir a própria marca nos sabores. Levantamentos divulgados pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) estimam que o país produza mais de 5 milhões de pizzas por dia.
De todas as regiões brasileiras, o Sudeste concentra o maior número de pizzarias em operação, aproximadamente 50% dos 83 mil estabelecimentos abertos. São Paulo é o estado com mais pizzarias, somando 26.160.

Foto: Ivan Fuquini
O Paraná figura como o quarto estado do país com mais pizzarias, de acordo com a Apubra. Pesquisa divulgada no ano passado mostrou que eram 2661 lojas ativas no estado, a maior parte em Curitiba, com 679 unidades. A produção média era de 29.421 pizzas por dia.
Em Paranavaí, dezenas de restaurantes se dedicam à produção desse prato diariamente. Entre os mais tradicionais está a Cantina da Mama, em funcionamento há mais de 10 anos. A empresa começou com uma estrutura familiar, mas cresceu rapidamente e hoje emprega aproximadamente 30 pessoas.
A receita da “Mama” na sua mesa
A pizza é um dos carros-chefe da casa, seja para consumo no local ou delivery. Por mês, o restaurante produz cerca de 2.500 unidades, a partir de uma receita própria que demanda produção artesanal da massa e, mais tarde, da montagem da pizza.
Para o proprietário do restaurante, Clóvis Germanovix, são alguns detalhes adotados ao longo de todo o processo de preparo que tornam o sabor da Cantina da Mama único. A escolha minuciosa de cada ingrediente, todos com ótima procedência e qualidade, é o primeiro passo.

Foto: Ivan Fuquini
A opção pelo forno a lenha para assar as pizzas entra como parte principal no processo. “Sem dúvidas, o forno a lenha, utilizando madeira de eucalipto, e a nossa massa rústica fazem toda a diferença. A defumação pelo forno a lenha é o grande diferencial da nossa casa”, afirma.
O restaurante apostou na mescla entre tradição e ousadia para conquistar os clientes. As bases de uma boa pizza italiana se misturaram com sabores que agradam os brasileiros hoje e da junção nasceu um cardápio repleto de opções surpreendentes.
Entre os sabores, a pizza Provoleta é um dos grandes destaques da casa. Combinando a intensidade do provolone com a leveza e o frescor dos tomates-cereja, a receita foi criada para proporcionar uma experiência única a quem prova.
A opção compartilha espaço no cardápio com outras pizzas tradicionais, a fim de agradar a todos os paladares. “Nosso objetivo é despertar sensações de prazer e satisfação a cada pedaço”, garante o proprietário da Cantina da Mama.

Foto: Ivan Fuquini
SERVIÇO
Cantina da Mama
Endereço: Avenida Distrito Federal, 445, Centro de Paranavaí
Telefone/Whatsapp: (44) 3045-3132
Instagram: @cantinadamamapvai