REINALDO SILVA
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De 1º de janeiro a 30 de abril deste ano, o comércio de Paranavaí apresentou crescimento de 1,7% nas vendas em relação ao mesmo recorte de 2022. O índice não é expressivo, mas a expectativa é que a chegada do Dia das Mães represente melhores resultados.
De acordo com o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, o Dia das Mães é a principal data comemorativa do primeiro semestre, “o melhor termômetro para termos uma base de como será o comportamento de vendas no ano”.
Este período sempre foi consolidado como o segundo melhor do ano, atrás apenas do Natal. Em Paranavaí, no entanto, entre 2017 e 2021 a campanha Black Friday, realizada em novembro, superou os números do Dia das Mães. A primeira quinzena de maio retomou o posto em 2022, com vendas acima da Black Friday.
Se depender do otimismo da empresária Kelli Marques, 2023 será ainda melhor. Ela espera comercializar 15% a mais que no ano passado e garante que o Dia das Mães é a época mais promissora. Sendo assim, investiu em compras e abasteceu os estoques.
A diversificação de produtos e os preços acessíveis são as apostas da sócia-proprietária da Natura. “Desde mimos a presentes mais elaborados. Para mães mocinhas até mães avós. Despojadas e conservadoras. Conseguimos atender todos os tipos de clientes”, assegura Kelli Marques.
Entre as opções mais procuradas estão os kits prontos, contendo, por exemplo, perfumes, sabonetes e cremes hidratantes. Os vale-presentes também figuram no topo da lista de preferências, pela praticidade.
As vendedoras da loja Miss estão esperançosas. “As pessoas já estão vindo, pesquisando, dando aquela olhadinha”, conta Josiele Rodrigues. A semana que vem deverá sem bem movimentada, especialmente o sábado, véspera do Dia das Mães, complementa Edineia Silva Lima.
Em muitas situações, as mães vão até a loja e escolhem o que querem ganhar, posteriormente os filhos – ou maridos – fazem a compra. Blusinhas e casaquinhos para as estações mais frias do ano têm maior saída. Os vestidos longos também fazem sucesso.
Estímulo – Segundo o gerente-executivo da Aciap, o desafio dos comerciantes é proporcionar uma excelente experiência para o consumidor, afinal estão diante de uma nova realidade de mercado, com vendas digitas e até a realidade virtual.
A sugestão de Carlos Henrique Scarabelli é que os lojistas invistam em decorações, promovam eventos, ofereçam brindes e garantiam descontos personalizados, estratégias que podem estimular as vendas e proporcionar melhores resultados.