Em 29 de novembro celebra-se o Dia de Doar, um dia dedicado à mobilização do país mais solidário por meio da conexão de pessoas e causas. Em prol disso, a Associação da Medula Óssea do Estado de São Paulo (AMEO), lançou um projeto que pode fazer a diferença na vida de dezenas de pacientes com câncer.
A associação trabalha para o Programa de Transplante de Medula Ósseo no Brasil seja acessível, oferecendo todo o apoio necessário ao paciente desde do local da hospedagem até a entrega de cestas básicas, kit de covid, transporte e medicamentos.
A Dra. Carmen Vergueiro, fundadora do projeto, explica que para a ação acontecer é preciso apoio de doadores voluntários. “Temos a Casa de Apoio, um projeto que atende gratuitamente pacientes, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos. Mantemos ela, através de doações, a Casinha dispõe de 10 vagas de hospedagem, sendo 5 para pacientes e outras 5 para acompanhantes. O local oferece assistência social, lá os pacientes são orientados a buscar seus direitos e são acompanhados por profissionais da área” destaca a médica.
Durante a permanência na casa, os pacientes recebem informações dadas por profissionais de saúde, manuais educacionais sobre sua doença e sobre o processo de tratamento pelo qual devem ser submetidos, assim podem participar ativamente do tratamento e da recuperação, a fim de garantir os melhores resultados. Os voluntários oferecem oficinas e contribuem com doações que são revertidas para os pacientes.
“O maior impedimento para salvar pacientes por meio do transplante de medula óssea hoje país é falta de leitos hospitalares no SUS, por isso a criamos a nova casa de transplante, que irá auxiliar a atender a demanda de transplantes da rede pública.O objetivo é diminuir a fila por leito para o transplante, oferecendo uma possibilidade de alta precoce, os pacientes serão acompanhados em “casa”, nesta modalidade de tratamento os pacientes recebem cuidados necessários no decorrer do dia no hospital e durante a noite ficam no conforto da Casa de Transplante. Assim, os leitos serão liberados rapidamente e mais pacientes poderão ser atendidos”, destaca Carmen.
Para doar e fortalecer a inclusão do projeto basta doar através do PIX Casa do Transplante AMEO — 05.863.805/0001-82, ou também contribuir cadastrando a AMEO para receber seu benefício de ICMS por meio da nota fiscal paulista, este é um valor pequeno para você, mas que reverte para a ONG como grande colaboração, basta entrar no site da nota fiscal paulista e selecionar a entidade beneficiada- AMEO (associação da medula óssea do estado de sãp Paulo, CPF 05.863.805/0001-82)