REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Dezesseis competidores divididos em quatro equipes disputam o título de mais velozes do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí. Eles precisam enfrentar provas que exigem esforço físico e concluir cada etapa no menor tempo possível. O circuito inclui travessia em corda, corrida, barra, flexão e uso adequado dos equipamentos de segurança.
Soa o apito. Um após o outro, os bombeiros saem em busca da vitória. Os colegas do mesmo grupo incentivam, os adversários tentam tirar a concentração. Ali, no quartel do Corpo de Bombeiros, dedicação e diversão se misturam por uma causa que mobiliza toda a Região Noroeste: o Dia do Desafio, celebrado ontem.
A ideia é incentivar a prática diária de atividades físicas e conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis. O evento foi organizado pelo Sesc de Paranavaí e envolveu 17 municípios. Durante toda a quarta-feira, estudantes, servidores públicos, trabalhadores do setor privado e moradores fizeram exercícios e registraram a participação.
A meta era superar os números de 2019, até então, última edição presencial do Dia do Desafio. Os anos seguintes foram marcados por atividades remotas, em razão das restrições sanitárias durante a pandemia de Covid-19.
Em Paranavaí as atividades começaram logo pela manhã. Aproximadamente 100 funcionários da prefeitura fizeram exercícios orientados por estudantes de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Escolas municipais e estaduais, instituições de ensino e de assistência social, associações, empresas… Toda a comunidade unida para ajudar a cidade a alcançar o objetivo.
No Sesc, entidade organizadora do Dia do Desafio, reuniram-se estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos, alunos participantes do projeto Futuro Integral e colaboradores. Aproximadamente 90 pessoas fizeram polichinelos, agachamento e corrida simulada, exercícios conduzidos pelo técnico de atividades Fernando Leite.
Além de Paranavaí, participaram Alto Paraná, Amaporã, Guairaçá, Guaporema, Inajá, Jardim Olinda, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica.
Quer saber se o esforço valeu a pena? O tenente do Corpo de Bombeiros Victor Kamei garante que sim. A competição realizada na manhã de ontem no quartel foi uma atividade alusiva ao Dia do Desafio para estimular a prática de atividade física. “Estávamos sem muitas dinâmicas assim desde a pandemia, mas sempre participamos do Dia do Desafio. Com certeza, faremos mais atividades assim.”
No caso dos bombeiros, o Dia do Desafio trouxe uma proposta especial: a equipe vencedora seria premiada com um dia de folga, cabendo aos companheiros de trabalho cobrirem a ausência. “Eles trabalham na parte administrativa. Então, folgarão em dias diferentes”, conta Kamei. Os vencedores foram o subtenente Jocé, os cabos Wagner e Milani e o soldado Pedro.
Até o fim da tarde de ontem, o Sesc de Paranavaí havia registrado 21 mil atendimentos, mas muitos registros ainda seriam lançados no sistema de dados durante a noite. Os resultados oficiais do Dia do Desafio, com os números de participantes em cada município, deverão ser conhecidos nesta quinta-feira (26).