(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Dia dos Namorados movimenta o comércio e expectativa é de crescimento nas vendas

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Arranjos de flores, buquês de maquiagem, perfumes, cosméticos, lingeries, cestas de café da manhã, chocolates, bebidas… Basta circular pelo Centro de Paranavaí para encontrar essas e outras opções de presentes para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo domingo (12). A data está entre as mais relevantes do calendário comercial, e a expectativa é que as vendas cresçam até 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) aposta na campanha “Amor em Essência”, desenvolvida em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). Serão sorteadas dezenas de prêmios para os consumidores das cidades participantes.

A cada R$ 50 em compras, o cliente tem direito a um cupom para concorrer a um carro zero quilômetros, três motos, 10 televisores de 50 polegadas, 10 telefones celulares, e 24 vale-compras de R$ 1.000. Exclusivamente em Paranavaí, serão sorteadas mais três TVs de 43 polegadas.

Outro prêmio destinado aos clientes de Paranavaí é o pacote de viagem para Porto Seguro (BA), com passagens e hospedagem, com dois acompanhantes e quatro diárias na condição de baixa temporada.

Altos e baixos – Ao longo dos últimos anos, o desempenho de comércio de Paranavaí teve variações importantes para cima e para baixo. A avaliação tem como base as consultas realizadas pelas empresas associadas ao banco de dados da Aciap.

Em 2017, as semanas que antecederam o Dia dos Namorados tiveram 3.966 acessos. Em 2018, o número caiu para 3.194. O crescimento foi expressivo em 2019, ano em que a Aciap contabilizou 5.586 consultas.

O início da pandemia de Covid-19 afetou diretamente a economia, com impactos sobre as vendas no comércio. Em 2020, o volume de acessos aos cadastros dos clientes na temporada do Dia dos Namorados caiu para 4.977. Em 2021, nova redução: 4.305. Os reflexos negativos foram ainda mais severos em 2022, quando os lojistas fizeram apenas 1.847 ao banco de dados.

De acordo com o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, os números só não caíram mais por causa das políticas de manutenção de empregos e dos auxílios financeiros.

Agora, com a crise sanitária perdendo forças, as perspectivas são animadoras. Scarabelli afirma que os últimos dias apresentaram elevação, e a tendência é que o volume de comercialização se mantenha em expansão.

Às vésperas do Dia dos Namorados, a tendência de retomada econômica também deve alcançar o setor de gastronomia e o de hotelaria, injetando recursos em empresas de Paranavaí.

Expectativas – Izabel Adriana Ribeiro está otimista. Ela é gerente da loja O Boticário e conta que os clientes já estão procurando os presentes ideais para o Dia dos Namorados. Os itens de perfumaria são os mais requisitados, mas também é possível comprar produtos de higiene pessoal, cuidados com a pele e cosméticos. A média de investimento por consumidor é de R$ 150. A projeção é vender 20% a mais que no ano passado.

Proprietária da empresa Eu Amo Make, Larissa Aires afirma que esta é uma época importante e que a comercialização de produtos para cuidados estéticos costuma ter crescimento. Ela sugere o buquê de maquiagem, com itens que podem ser escolhidos pelo cliente, custando a partir de R$ 50. A dica é saber o que a outra pessoa gosta e tentar fazer uma boa surpresa.

A vendedora Alessandra Benetão Amorin, da D’Lucky Moda Íntima, espera que os próximos dias tragam números melhores. As vendas estacionadas até agora preocupam, mas a abertura do comércio de Paranavaí em horário estendido no sábado (11), das 9h às 17h, pode fazer a diferença. Os produtos mais procurados pelos consumidores custam de R$ 49,90 a R$ 69,90.

Na floricultura de Benedito Herculano, Arte em Flores, as encomendas começaram dias antes da data comemorativa. Há reservas de buquês de rosas, as mais procuradas, kits com animais de pelúcia e flores, bebidas e chocolate. A empresa também oferece cestas de café da manhã e os pedidos podem ser feitos pessoalmente o por telefone.

Orientações – A gerente Izabel Adriana Ribeiro dá uma dica importante para os clientes: não deixem as compras para o último dia. A antecedência garante mais variedades de produtos e permite que o atendimento seja mais personalizado. O empresário Benedito Herculano reforça: a demora para fazer a compra pode significar perder a oportunidade de comprar o presente desejado.

Aos lojistas, o gerente-executivo da Aciap orienta: “Insistimos que estratégias voltadas para a ‘experiência do cliente’ fazem bastante diferença”. Carlos Henrique Scarabelli sugere oferecer um café da manhã, promover sorteios e buscar ferramentas que despertem o interesse e a valoração do cliente.

Compartilhe: