REINALDO SILVA
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Arranjos de flores, buquês de maquiagem, perfumes, cosméticos, lingeries, cestas de café da manhã, chocolates, bebidas… Basta circular pelo Centro de Paranavaí para encontrar essas e outras opções de presentes para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo domingo (12). A data está entre as mais relevantes do calendário comercial, e a expectativa é que as vendas cresçam até 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) aposta na campanha “Amor em Essência”, desenvolvida em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). Serão sorteadas dezenas de prêmios para os consumidores das cidades participantes.
A cada R$ 50 em compras, o cliente tem direito a um cupom para concorrer a um carro zero quilômetros, três motos, 10 televisores de 50 polegadas, 10 telefones celulares, e 24 vale-compras de R$ 1.000. Exclusivamente em Paranavaí, serão sorteadas mais três TVs de 43 polegadas.
Outro prêmio destinado aos clientes de Paranavaí é o pacote de viagem para Porto Seguro (BA), com passagens e hospedagem, com dois acompanhantes e quatro diárias na condição de baixa temporada.
Altos e baixos – Ao longo dos últimos anos, o desempenho de comércio de Paranavaí teve variações importantes para cima e para baixo. A avaliação tem como base as consultas realizadas pelas empresas associadas ao banco de dados da Aciap.
Em 2017, as semanas que antecederam o Dia dos Namorados tiveram 3.966 acessos. Em 2018, o número caiu para 3.194. O crescimento foi expressivo em 2019, ano em que a Aciap contabilizou 5.586 consultas.
O início da pandemia de Covid-19 afetou diretamente a economia, com impactos sobre as vendas no comércio. Em 2020, o volume de acessos aos cadastros dos clientes na temporada do Dia dos Namorados caiu para 4.977. Em 2021, nova redução: 4.305. Os reflexos negativos foram ainda mais severos em 2022, quando os lojistas fizeram apenas 1.847 ao banco de dados.
De acordo com o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, os números só não caíram mais por causa das políticas de manutenção de empregos e dos auxílios financeiros.
Agora, com a crise sanitária perdendo forças, as perspectivas são animadoras. Scarabelli afirma que os últimos dias apresentaram elevação, e a tendência é que o volume de comercialização se mantenha em expansão.
Às vésperas do Dia dos Namorados, a tendência de retomada econômica também deve alcançar o setor de gastronomia e o de hotelaria, injetando recursos em empresas de Paranavaí.
Expectativas – Izabel Adriana Ribeiro está otimista. Ela é gerente da loja O Boticário e conta que os clientes já estão procurando os presentes ideais para o Dia dos Namorados. Os itens de perfumaria são os mais requisitados, mas também é possível comprar produtos de higiene pessoal, cuidados com a pele e cosméticos. A média de investimento por consumidor é de R$ 150. A projeção é vender 20% a mais que no ano passado.
Proprietária da empresa Eu Amo Make, Larissa Aires afirma que esta é uma época importante e que a comercialização de produtos para cuidados estéticos costuma ter crescimento. Ela sugere o buquê de maquiagem, com itens que podem ser escolhidos pelo cliente, custando a partir de R$ 50. A dica é saber o que a outra pessoa gosta e tentar fazer uma boa surpresa.
A vendedora Alessandra Benetão Amorin, da D’Lucky Moda Íntima, espera que os próximos dias tragam números melhores. As vendas estacionadas até agora preocupam, mas a abertura do comércio de Paranavaí em horário estendido no sábado (11), das 9h às 17h, pode fazer a diferença. Os produtos mais procurados pelos consumidores custam de R$ 49,90 a R$ 69,90.
Na floricultura de Benedito Herculano, Arte em Flores, as encomendas começaram dias antes da data comemorativa. Há reservas de buquês de rosas, as mais procuradas, kits com animais de pelúcia e flores, bebidas e chocolate. A empresa também oferece cestas de café da manhã e os pedidos podem ser feitos pessoalmente o por telefone.
Orientações – A gerente Izabel Adriana Ribeiro dá uma dica importante para os clientes: não deixem as compras para o último dia. A antecedência garante mais variedades de produtos e permite que o atendimento seja mais personalizado. O empresário Benedito Herculano reforça: a demora para fazer a compra pode significar perder a oportunidade de comprar o presente desejado.
Aos lojistas, o gerente-executivo da Aciap orienta: “Insistimos que estratégias voltadas para a ‘experiência do cliente’ fazem bastante diferença”. Carlos Henrique Scarabelli sugere oferecer um café da manhã, promover sorteios e buscar ferramentas que despertem o interesse e a valoração do cliente.