Para marcar a data, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí preparou decoração especial e distribuirá brindes para os voluntários
REINALDO SILVA
Da Redação
O que você faria se tivesse a chance de salvar uma vida em risco? Doar sangue é exatamente isto: salvar vidas. Uma, duas, três, quatro. É uma ação voluntária, altruísta, daquelas que não trazem recompensa financeira, mas dão a sensação de que é possível fazer a diferença.
As coletas feitas no Hemonúcleo Regional de Paranavaí atendem à demanda de 22 hospitais do Noroeste do Paraná e, quando necessário, ajudam a suprir as necessidades da rede estadual.
Cada bolsa de sangue comporta de 400 a 480 mililitros e gera até quatro componentes – hemácia, plasma, plaqueta e crioprecipitado. São utilizados em pessoas acidentadas, ou durante procedimentos cirúrgicos, ou quando o quadro do paciente requer transfusão, ou diante da deficiência de coagulação, para citar alguns exemplos.
“Não temos uma composição que faça a substituição do sangue, então toda doação é importante. A doação contínua ajuda a manter o estoque de bolsas em situação regular”, diz o chefe do Hemonúcleo de Paranavaí, Lucas de Oliveira.
Aí está a importância do voluntário, personagem celebrado nesta segunda-feira, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue. A data põe em evidência pessoas que ajudam a salvar vidas.
Para marcar a comemoração, o Hemonúcleo de Paranavaí receberá os doadores com decoração especial – enfeites e acessórios na recepção, bexigas no corredor e nas salas de atendimento. Também haverá brindes para os voluntários e um lanche caprichado para depois da coleta de sangue.
São 60 agendamentos para segunda-feira, o dobro do fluxo diário. Conforme estimativa de Oliveira, em dias normais, a média é de 30 doadores.
PASSO A PASSO – O candidato à doação é cadastrado no sistema do Hemepar, que é a rede estadual. Para isso, precisa apresentar um documento oficial com foto e confirmar o endereço residencial.
Na etapa seguinte, o voluntário passa por uma triagem clínica e outra hematológica. Não havendo impedimentos, segue para a sala de coleta. Por último, é encaminhado para a sala de lanche.
Todo o procedimento é realizado com higiene e segurança, com duração de 40 minutos a uma hora.
PARA DOAR – Algumas condições são indispensáveis para quem vai doar sangue: ter entre 16 e 60 anos; pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; e gozar de boas condições de saúde.
Algumas situações são temporariamente impeditivas: estar com gripe ou resfriado; ter feito tatuagem há menos de seis meses; e ingerir bebida alcoólica até 12 horas antes da coleta. Em outros casos, o impedimento é definitivo: hepatite viral após 10 anos de idade; diabetes; epilepsia ou convulsão; hanseníase; doença renal crônica; e uso de drogas injetáveis ilícitas.
SERVIÇO – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à unidade central da Santa Casa. Os atendimentos vão de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 15h. O agendamento prévio deve ser feito na página da Secretaria de Estado da Saúde (sesa.pr.gov.br/doação).