Futebol é a arte de driblar, fazer gols, correr para o abraço, comemorar. Esporte que move paixões dentro e fora dos campos e reúne torcedores de todas as idades, homens e mulheres, não importando a cor, a preferência política, a religião. Futebol é para todos.
Hoje (19 de julho) é o Dia Nacional do Futebol, data que celebra o esporte mais popular do País, oportuna para exaltar os atletas que levaram e levam o talento brasileiro para os quatro cantos do mundo e também aqueles que, sem sair do Brasil, dedicam tempo e esforço à bola.
No dia do esporte tão amado pelos brasileiros contaremos a história de dois atletas paranavaienses: a jogadora Francine Moreira, de 14 anos, que está iniciando sua carreira no futebol e o ex-jogador Reinaldo Alexandre, 50 anos, que não abandonou o esporte após deixar de atuar profissionalmente.
“O futebol sempre foi minha alegria”, diz o ex-jogador que passou pelo Botafogo e também fez parte do elenco que levou o ACP ao vice-campeonato estadual, em 2003. Ele lembra que sua paixão pelo futebol começou ainda criança e sua referência sempre foi o Zico, ex-jogador do Flamengo e seleção brasileira.
Sua primeira experiência longe de casa aconteceu aproximadamente aos 15 anos, quando foi para Cambará jogar na base do Matsubara. Alguns anos depois se mudou para o Rio de Janeiro para atuar pelo Botafogo, equipe pela jogou até 1993. Retornou à Paranavaí e defendeu as cores do ACP por cerca de oito temporadas.
Reinaldo também passou por diversas equipes do Paraná e São Paulo, entre elas, o Cianorte, Prudentópolis, Roma de Apucarana e Operário.
Por conta de uma lesão no joelho esquerdo, o ex-meio-campista precisou interromper sua carreira profissional, em 2003, ainda aos 30 anos. Mesmo sem entrar em campo por equipes profissionais, ele continuou envolvido no esporte. “Continuo pela paixão ao futebol. Não dá para deixar de lado, é algo que está na veia”, comenta Reinaldo que atualmente participa de jogos no Clube de Campestre de Paranavaí.
Iniciando – Se por um lado Reinaldo Alexandre vem jogando por equipes amadoras, a jovem do Distrito de Graciosa, Francine Moreira está em busca de se
tornar uma jogadora, além de conseguir realizar seu grande sonho de ganhar uma Copa do Mundo com a seleção brasileira.
Incentivada pelo pai, Vianei Moreira, que a levava para os treinos e jogos, Francine começou no esporte aos seis anos de idade na quadra de futsal com o professor Bruno, em Graciosa.
Depois, passou a treinar futebol society com o professor Primavera.
Desde o início de 2022, a meio-campista está no Santos FC. Mesmo com a pouca idade, ela acumula participações nos campeonatos Brasileiros Sub-20 e Paulista Sub-17, além de uma convocação para a seleção brasileira Sub-17.
Fã do jogador português Cristiano Ronaldo, a jovem diz que sua inspiração é sua família. Define o futebol com a palavra “vida”.
Data – Dia Nacional do Futebol foi instituído em 1976 pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A escolha do dia 19 de julho foi para homenagear o Sport Club Rio Grande, primeiro time a ser registrado como clube de futebol no Brasil e fundado no de 1900.