(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
No campus de Paranavaí, as atividades presenciais serão nos dias 27 e 28
Foto: Arquivo DN
No campus de Paranavaí, as atividades presenciais serão nos dias 27 e 28 Foto: Arquivo DN

EDUCAÇÃO

“Diálogo domo ato revolucionário” é tema de seminário promovido pela Unespar

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Começa nesta quarta-feira (26) e segue até sexta-feira (28) o 3º Seminário Nacional de Educação em Direitos Humanos, promovido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O evento é gratuito e com certificação para os participantes, reunindo atividades como rodas de diálogo e conferências.

O tema desta edição é “Diálogo como ato revolucionário”. A premissa é estimular o debate público e o compartilhamento de diferentes perspectivas, experiências e vivências de pesquisadores, estudantes, docentes, artistas, ativistas e líderes sociais.

A consolidação e a valorização de saberes permitem construir protagonismos sociais e culturais para o aprofundamento das reflexões sobre educação e cultura em direitos humanos.

O seminário surge como oportunidade para mostrar que o diálogo não é uma produção de concordâncias absolutas, mas como capacidade de interação humana.

O evento leva em conta as reconfigurações de extremismos muito evidentes no século 21, o cenário de padronização de comportamentos e opiniões, a comunicação virtualizada e acelerada sob a regência de algoritmos. Também considera abordagens sobre os discursos de ódio, a disseminação de mentiras e a incapacidade de se colocar na escuta do plural e do diverso.

As atividades serão desenvolvidas de forma híbrida, algumas com interação pela internet e outras presencialmente nos campi da Unespar.

A abertura oficial será às 19h30, com transmissão pelo canal da Unespar no Youtube. Na sequência, às 20h, pelo mesmo meio, terá início a roda de diálogo “Combater as violências, construir um mundo-comum: é possível acreditar no diálogo para enfrentar o ódio e o extremismo no Brasil?”. Participarão do evento Lola Aronovich, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Manuela d’Ávila, política, escritora e jornalista, e Ana Lesnovski, da Unespar. A mediação ficará por conta da professora Giselle Schnorr, da Unespar.

No campus Paranavaí, a programação presencial será a seguinte:

27 de junho

8h às 9h30 – Salão do DCE – “Libras: a comunicação em suas mãos”

9h30 às 11h – Salão do DCE – “Saúde mental e realidade social brasileira: algumas reflexões”

28 de junho

19h30 às 22h30 – Salão do DCE – “As diversidades no contexto atual: raça/etnia e gênero/sexualidade”.

Compartilhe: