REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Começa nesta quarta-feira (26) e segue até sexta-feira (28) o 3º Seminário Nacional de Educação em Direitos Humanos, promovido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O evento é gratuito e com certificação para os participantes, reunindo atividades como rodas de diálogo e conferências.
O tema desta edição é “Diálogo como ato revolucionário”. A premissa é estimular o debate público e o compartilhamento de diferentes perspectivas, experiências e vivências de pesquisadores, estudantes, docentes, artistas, ativistas e líderes sociais.
A consolidação e a valorização de saberes permitem construir protagonismos sociais e culturais para o aprofundamento das reflexões sobre educação e cultura em direitos humanos.
O seminário surge como oportunidade para mostrar que o diálogo não é uma produção de concordâncias absolutas, mas como capacidade de interação humana.
O evento leva em conta as reconfigurações de extremismos muito evidentes no século 21, o cenário de padronização de comportamentos e opiniões, a comunicação virtualizada e acelerada sob a regência de algoritmos. Também considera abordagens sobre os discursos de ódio, a disseminação de mentiras e a incapacidade de se colocar na escuta do plural e do diverso.
As atividades serão desenvolvidas de forma híbrida, algumas com interação pela internet e outras presencialmente nos campi da Unespar.
A abertura oficial será às 19h30, com transmissão pelo canal da Unespar no Youtube. Na sequência, às 20h, pelo mesmo meio, terá início a roda de diálogo “Combater as violências, construir um mundo-comum: é possível acreditar no diálogo para enfrentar o ódio e o extremismo no Brasil?”. Participarão do evento Lola Aronovich, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Manuela d’Ávila, política, escritora e jornalista, e Ana Lesnovski, da Unespar. A mediação ficará por conta da professora Giselle Schnorr, da Unespar.
No campus Paranavaí, a programação presencial será a seguinte:
27 de junho
8h às 9h30 – Salão do DCE – “Libras: a comunicação em suas mãos”
9h30 às 11h – Salão do DCE – “Saúde mental e realidade social brasileira: algumas reflexões”
28 de junho
19h30 às 22h30 – Salão do DCE – “As diversidades no contexto atual: raça/etnia e gênero/sexualidade”.