Moção de Aplauso é entregue ao jornal pelo Legislativo; Cerimônia exalta legado histórico e compromisso com a informação de qualidade
Cibele Chacon
Da Redação
Setenta anos de jornalismo ininterrupto, contando a história de Paranavaí e do Noroeste do Paraná, foram celebrados nesta quarta-feira (22) em uma cerimônia carregada de emoção, reconhecimento e memória. O palco da solenidade foi o auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), local simbólico para homenagear o veículo que se tornou uma instituição regional: o Diário do Noroeste. O jornal foi fundado no dia 23 de outubro de 1955.
Durante o evento, foi entregue a Moção de Aplauso nº 018/25, concedida oficialmente pelo Poder Legislativo ao DN, como forma de reconhecimento à sua trajetória e ao relevante serviço prestado à sociedade. A proposição foi apresentada pelo vereador José Galvão, que enalteceu a importância do jornal como guardião da história regional e como instrumento de fortalecimento da democracia e da cidadania.

A solenidade reuniu lideranças políticas, empresariais e religiosas da região, além de representantes da sociedade civil. O tom predominante foi de gratidão — tanto ao passado construído pela família fundadora liderada pelo jornalista Euclides Bogoni (falecido em 22 de junho de 2016), quanto à atuação atual do Grupo Carvalho, que comanda o Diário desde 2019. Sicoob Metropolitano e Aciap também entregaram homenagens ao jornal.

Reconhecimento de várias gerações
Na abertura da cerimônia, o vereador Galvão, propositor da moção, fez questão de agradecer pela inspiração recebida para prestar a homenagem ao Diário e ressaltou o valor histórico da publicação desde os primeiros passos em 1955.

Na sequência, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Augusto Pereira de Lima, destacou o papel do Diário do Noroeste como veículo que eterniza momentos da vida comunitária. “Não estamos falando apenas de uma moção de aplausos, mas de uma história viva. Empresários, famílias, cidadãos tiveram suas histórias registradas neste jornal, que sempre atuou com imparcialidade, responsabilidade e verdade”, disse.

O vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi, destacou a evolução tecnológica pela qual o jornal passou desde sua fundação, lembrando com humor os tempos do jornal datilografado e impresso manualmente. “Hoje vemos o Diário presente também no mundo digital, com uma equipe que sabe utilizar a tecnologia sem perder o compromisso com a informação de qualidade”, comentou.

Representatividade regional
Com forte presença de autoridades municipais e regionais, o evento deixou claro que o Diário do Noroeste ultrapassa os limites geográficos de Paranavaí. O prefeito de Santo Antônio do Caiuá, Gabriel Fachiano, atual presidente do Cica (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental), resgatou sua relação pessoal com o jornal.
“Minha história com o Diário começou ainda na escola, há mais de 20 anos, quando visitei a Redação para um trabalho. Hoje, estar aqui como prefeito, homenageando esse jornal, é motivo de muito orgulho”, disse.

Ele também defendeu a importância de manter o formato impresso do jornal, mesmo em tempos digitais, e elogiou a postura responsável e ética com que o Diário combate a desinformação e as fake news.

Voz do empresariado
O presidente da Aciap, Ed Wilson, lembrou que a história do Diário se mistura com a de Paranavaí, que completará 73 anos no final deste ano. A associação, que também celebra sete décadas de fundação em 2025, entregou uma homenagem especial durante a solenidade: “É muito difícil manter um empreendimento por 70 anos. Isso mostra a força dos empreendedores por trás do Diário. A nossa história também está entrelaçada com a do jornal e com a cidade”, afirmou.

Homenagem do Governo do Estado
Representando o Governo do Paraná, o superintendente-geral de Promoção do Equilíbrio Regional, Rogério José Lorenzetti, ressaltou o papel do jornal na formação da opinião pública e no fortalecimento da identidade regional. “Desde o início da minha vida profissional, o Diário esteve presente registrando com seriedade os acontecimentos de Paranavaí. O governador Ratinho Junior reconhece a importância deste veículo não só para a cidade, mas para todo o estado”, declarou, destacando também o apoio da Casa Civil à atuação do jornal.

Mensagem da Igreja
Dom Mário Spaki, bispo da Diocese de Paranavaí, trouxe uma reflexão sobre o valor da informação confiável em tempos de saturação digital. “Hoje, todos estamos sujeitos a notícias falsas ou distorcidas. O papel de veículos como o Diário do Noroeste é essencial para que tenhamos segurança naquilo que lemos e acreditamos. O jornalismo ético é um pilar da sociedade”, pontuou o bispo.

COMPROMISSO
“Diário é a história do Noroeste”, afirma Sérgio Carvalho
Diretor-geral desde dezembro de 2019, Sérgio Carvalho falou em nome da nova geração responsável por conduzir o Diário do Noroeste. Seu discurso, marcado por uma análise profunda das transformações sociais e tecnológicas, foi também um agradecimento ao passado e uma projeção para o futuro.
“Assumimos o jornal exatos três meses antes do início da pandemia da Covid-19. Esse momento exigiu de nós adaptação, investimentos e visão estratégica. Encaramos o desafio com coragem. A internet mudou o mundo e o Diário mudou junto”, afirmou.

Sérgio traçou um panorama das gerações que convivem hoje, desde os baby boomers até a recém-nomeada geração beta, nascida a partir de 2025. E reforçou o papel do jornal como um tradutor desse mundo múltiplo e em constante transformação. “A missão do Diário do Noroeste é ajudar a entender esse cenário, gerar oportunidades e oferecer alternativas para que a região cresça em produtos, serviços e qualidade de vida.”
Ele também reafirmou o compromisso da empresa com os princípios democráticos, a ética jornalística e a promoção do desenvolvimento regional: “Democracia e a defesa da livre iniciativa são nossos fundamentos. Temos orgulho do nosso endereço físico, do nosso CNPJ, da nossa origem em Paranavaí. O Diário é mais do que uma empresa de comunicação: é uma ponte entre gerações e um elo entre o passado, o presente e o futuro da nossa comunidade.”
A celebração dos 70 anos do Diário do Noroeste foi mais do que um tributo à longevidade de uma empresa: foi o reconhecimento de uma instituição que resiste às intempéries do tempo, que se reinventa diante das incertezas e que segue cumprindo, diariamente, a missão de informar com credibilidade, respeito e compromisso com a verdade.

Num mundo marcado pela velocidade e pela efemeridade das redes, o Diário permanece como um ponto de estabilidade, ao mesmo tempo que se abre às transformações. Sua história é feita de pessoas, de páginas e de propósito. E como bem lembrou o presidente da Câmara, é com orgulho que Paranavaí vive este momento.
O jornal que nasceu no dia 23 de outubro de 1955, segue firme, escrevendo a história do Noroeste do Paraná com tinta, com dados e com alma.
Que venham os próximos 70 anos.