No aniversário de 69 anos, a reportagem conversou com Maria Penha Longo (assinante mais antiga), Carla Sbais, Soraia Avelar, Elenita Avelar e professor Chiquinho. Leitores assíduos, eles agradeceram pela existência do jornal.
Igor Mateus e Adão Ribeiro
Da Redação
O Jornal Diário do Noroeste está em festa. Nesta quarta-feira (23) é comemorado o aniversário de 69 anos de história do único veículo de comunicação da região que está presente diariamente na vida das pessoas, nos principais meios de divulgação: jornal impresso, site, Instagram, Facebook, Whatsapp, YouTube, Telegram, X (antigo twitter), Bluesky, LinkedIn, Spotify, Tiktok e Pinterest.
Quando o Diário do Noroeste começou em Paranavaí em 1955, o jornal impresso e o rádio eram os veículos de comunicação mais eficazes. Hoje, o mundo mudou. As pessoas mudaram. Novas culturas apareceram em meio ao advento da tecnologia. Não existem mais apenas dois segmentos, mas diversas plataformas que ajudam a disseminar a notícia, abrangendo o maior número possível de leitores e expectadores.
O Diário do Noroeste ajudou a contar a história de Paranavaí (antiga Fazenda Velha Brasileira), da Região Noroeste, do Paraná e do Brasil. Os principais acontecimentos passaram por aqui, como os fatos políticos mais relevantes desde a década de 1950; o período de governo militar iniciado em 1964; a geada negra de 1975 que matou as plantações de café e deixou muitas pessoas desempregadas; o assassinato do então deputado federal Heitor Alencar Furtado em 1982; o jogo da Seleção Brasileira de Futebol na inauguração do Estádio Dr. Waldemiro Wagner (conhecido como Felipão) em 1992; entre outras histórias.
O Diário é reconhecido por diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário como um veículo de credibilidade e determinante na consolidação de bandeiras de interesse público nas áreas social e econômica. Destacam-se a instalação de grandes indústrias, a implantação da avicultura, da cultura da laranja e a duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Maringá, concluída em 2018.
“Tem uma frase que diz: ‘A história é uma janela para nosso passado e um espelho para o futuro.’ Muitos dizem, e eu concordo, que a história do Diário do Noroeste se confunde com a história de Paranavaí e região, e isso faz com que esse veículo seja tão respeitado por todos. Para o futuro, o caminho é continuar se especializando nas plataformas digitais, buscando novos conhecimentos para entregar notícias rápidas, de fácil acesso e interagindo com o público, sem esquecer as grandes reportagens que caracterizam a empresa nestes 69 anos”, disse o diretor do jornal, Sérgio Carvalho.
LEITORES AGRADECEM
O Diário do Noroeste reuniu alguns depoimentos de leitores. Confira:
Maria Penha Longo (assinante mais antiga do Diário): “Um dos meios de comunicação mais antigos da nossa história, com seus quase 70 anos. O Diário do Noroeste é um exemplo de cultura, valentia e valor, pois na trajetória, superou a concorrência e as tempestades, como a pandemia. Mas continua firme, noticiando tudo que acontece dentro da sua abrangência.
Sou assinante desde a fundação do jornal, pois o meu marido Geraldo Longo (in memorian), era amigo do fundador, o senhor Euclides Bogoni, com quem tomava chimarrão frequentemente, amigos e festeiros do CTG. O jornal chega bem cedinho em casa, às 7h30, faz parte do meu café da manhã. Gosto de ler primeiro as manchetes e depois notícias em geral. E a página que mais aprecio é a Coluna Social, gosto de ver gente bonita e feliz.
Quero nesta oportunidade, parabenizar a direção e os jornalistas pelo novo visual, manchetes e o colorido, que sigam em frente anunciando, informando e denunciando se preciso for.
Carla Sbais: “São 69 anos de credibilidade, levando informações de forma precisa para a sociedade. Isso se deve à verificação rigorosa dos fatos e muita responsabilidade. Fico feliz em fazer parte dessa história vitoriosa. Desejo muito sucesso e muitas décadas de grandes realizações”.
Soraia Salisa Avelar de Souza: “Pra ficar por dentro das principais notícias de Paranavaí e região, eu começo meu dia tomando meu cafezinho e lendo o Diário do Noroeste. Meu pai já foi colunista do DN e falava sobre o trânsito e eu o acompanhava. Parabéns, Diário do Noroeste pelos seus 69 anos”.
Francisco Vicente de Souza, conhecido como professor Chiquinho, por muitos anos escreveu a coluna Escolinha de Trânsito: “Jornal pioneiro de Paranavaí, nasceu junto com a cidade, e continua crescendo. Os mais otimistas são aqueles que adoram ler bons jornais, para ficarem bem informados. O Diário do Noroeste atualmente tem todas as opções tecnológicas, desde o jornal impresso até as redes sociais, para que todos tenham acesso as informações de qualidade. Parabéns, Diário, pelos seus 69 anos de história”.
Elenita Avelar de Souza: “Antigamente eu não conseguia dormir sem ler o Diário do Noroeste. Hoje, com a tecnologia, eu acesso as redes sociais do Diário para saber as notícias. Parabéns, Diário. São 69 anos de histórias bem contadas”.
RECORDE DE AUDIÊNCIA
Com uma equipe focada em trazer a informação rápida e de qualidade com fontes confiáveis, a presença do Diário do Noroeste cresceu significativamente nas redes sociais. Veja os números de 2024:
De janeiro a setembro, foram 7.377.000 (sete milhões e trezentos e setenta e sete mil) visualizações no site diariodonoroeste.com.br. Uma média de 819 mil visualizações por mês.
Já no Instagram, a maior rede social do momento, os números foram: 16.647.000 de visualizações, ou seja, uma média de quase 2 milhões por mês.
Para que tudo isso possa acontecer, muitos profissionais estão comprometidos para levar até você, leitor do maior jornal do Noroeste do Estado, a informação rápida, precisa e com a credibilidade de 69 anos de história.
Novamente, o Diário do Noroeste mostra que é mais do que um jornal impresso, é também um veículo de comunicação que está presente nas plataformas digitais.
Hoje a equipe do Diário do Noroeste é composta da seguinte forma:
Diretores: Sérgio Carlos de Carvalho Filho e Bruna Carvalho.
Coordenador operacional e Coluna Social: Guto Costa.
Editor-chefe: Adão Ribeiro.
Coordenador das plataformas digitais: Igor Mateus.
Jornalistas: Reinaldo Silva, Cibele Chacon e Monique Manganaro.
Fotógrafo e setorista esportivo: Ivan Fuquini.
Estagiária: Ana Cecilia Paglia
Administrativo: Vera Longo.
Diagramação: Júlio Moura, Mauricio Marques e Maraiza Carvalho.
Comercial: Asley Pellizzaro e Verônica Merede.
Videomaker: Gustavo Romano.
Programador (Site): Fernando Barbosa.
Tráfego Pago: Bruno Novais
Distribuidores de jornais em Paranavaí e na região: Amaraí Siqueira Soares, Marcos Vinícius Danziger de Barros e Cleverson Neves dos Santos.
Comentários 0