(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RUMO AOS 70

Diário do Noroeste completa 69 anos como o único veículo de comunicação multiplataformas da região

No aniversário de 69 anos, a reportagem conversou com Maria Penha Longo (assinante mais antiga), Carla Sbais, Soraia Avelar, Elenita Avelar e professor Chiquinho. Leitores assíduos, eles agradeceram pela existência do jornal.

Igor Mateus e Adão Ribeiro

Da Redação

O Jornal Diário do Noroeste está em festa. Nesta quarta-feira (23) é comemorado o aniversário de 69 anos de história do único veículo de comunicação da região que está presente diariamente na vida das pessoas, nos principais meios de divulgação: jornal impresso, site, Instagram, Facebook, Whatsapp, YouTube, Telegram, X (antigo twitter), Bluesky, LinkedIn, Spotify, Tiktok e Pinterest.

Quando o Diário do Noroeste começou em Paranavaí em 1955, o jornal impresso e o rádio eram os veículos de comunicação mais eficazes. Hoje, o mundo mudou. As pessoas mudaram. Novas culturas apareceram em meio ao advento da tecnologia. Não existem mais apenas dois segmentos, mas diversas plataformas que ajudam a disseminar a notícia, abrangendo o maior número possível de leitores e expectadores.

O Diário do Noroeste ajudou a contar a história de Paranavaí (antiga Fazenda Velha Brasileira), da Região Noroeste, do Paraná e do Brasil. Os principais acontecimentos passaram por aqui, como os fatos políticos mais relevantes desde a década de 1950; o período de governo militar iniciado em 1964; a geada negra de 1975 que matou as plantações de café e deixou muitas pessoas desempregadas; o assassinato do então deputado federal Heitor Alencar Furtado em 1982; o jogo da Seleção Brasileira de Futebol na inauguração do Estádio Dr. Waldemiro Wagner (conhecido como Felipão) em 1992; entre outras histórias.

O Diário é reconhecido por diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário como um veículo de credibilidade e determinante na consolidação de bandeiras de interesse público nas áreas social e econômica. Destacam-se a instalação de grandes indústrias, a implantação da avicultura, da cultura da laranja e a duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Maringá, concluída em 2018.

“Tem uma frase que diz: ‘A história é uma janela para nosso passado e um espelho para o futuro.’ Muitos dizem, e eu concordo, que a história do Diário do Noroeste se confunde com a história de Paranavaí e região, e isso faz com que esse veículo seja tão respeitado por todos. Para o futuro, o caminho é continuar se especializando nas plataformas digitais, buscando novos conhecimentos para entregar notícias rápidas, de fácil acesso e interagindo com o público, sem esquecer as grandes reportagens que caracterizam a empresa nestes 69 anos”, disse o diretor do jornal, Sérgio Carvalho.

LEITORES AGRADECEM

O Diário do Noroeste reuniu alguns depoimentos de leitores. Confira:

Maria Penha Longo (assinante mais antiga do Diário): “Um dos meios de comunicação mais antigos da nossa história, com seus quase 70 anos. O Diário do Noroeste é um exemplo de cultura, valentia e valor, pois na trajetória, superou a concorrência e as tempestades, como a pandemia. Mas continua firme, noticiando tudo que acontece dentro da sua abrangência.

Sou assinante desde a fundação do jornal, pois o meu marido Geraldo Longo (in memorian), era amigo do fundador, o senhor Euclides Bogoni, com quem tomava chimarrão frequentemente, amigos e festeiros do CTG. O jornal chega bem cedinho em casa, às 7h30, faz parte do meu café da manhã. Gosto de ler primeiro as manchetes e depois notícias em geral. E a página que mais aprecio é a Coluna Social, gosto de ver gente bonita e feliz.

Quero nesta oportunidade, parabenizar a direção e os jornalistas pelo novo visual, manchetes e o colorido, que sigam em frente anunciando, informando e denunciando se preciso for.

Carla Sbais: “São 69 anos de credibilidade, levando informações de forma precisa para a sociedade. Isso se deve à verificação rigorosa dos fatos e muita responsabilidade. Fico feliz em fazer parte dessa história vitoriosa. Desejo muito sucesso e muitas décadas de grandes realizações”.

Soraia Salisa Avelar de Souza: “Pra ficar por dentro das principais notícias de Paranavaí e região, eu começo meu dia tomando meu cafezinho e lendo o Diário do Noroeste. Meu pai já foi colunista do DN e falava sobre o trânsito e eu o acompanhava. Parabéns, Diário do Noroeste pelos seus 69 anos”.

Francisco Vicente de Souza, conhecido como professor Chiquinho, por muitos anos escreveu a coluna Escolinha de Trânsito: “Jornal pioneiro de Paranavaí, nasceu junto com a cidade, e continua crescendo. Os mais otimistas são aqueles que adoram ler bons jornais, para ficarem bem informados. O Diário do Noroeste atualmente tem todas as opções tecnológicas, desde o jornal impresso até as redes sociais, para que todos tenham acesso as informações de qualidade. Parabéns, Diário, pelos seus 69 anos de história”.

Elenita Avelar de Souza: “Antigamente eu não conseguia dormir sem ler o Diário do Noroeste. Hoje, com a tecnologia, eu acesso as redes sociais do Diário para saber as notícias. Parabéns, Diário. São 69 anos de histórias bem contadas”.

RECORDE DE AUDIÊNCIA

Com uma equipe focada em trazer a informação rápida e de qualidade com fontes confiáveis, a presença do Diário do Noroeste cresceu significativamente nas redes sociais. Veja os números de 2024:

De janeiro a setembro, foram 7.377.000 (sete milhões e trezentos e setenta e sete mil) visualizações no site diariodonoroeste.com.br. Uma média de 819 mil visualizações por mês.

Já no Instagram, a maior rede social do momento, os números foram: 16.647.000 de visualizações, ou seja, uma média de quase 2 milhões por mês.

Para que tudo isso possa acontecer, muitos profissionais estão comprometidos para levar até você, leitor do maior jornal do Noroeste do Estado, a informação rápida, precisa e com a credibilidade de 69 anos de história.

Novamente, o Diário do Noroeste mostra que é mais do que um jornal impresso, é também um veículo de comunicação que está presente nas plataformas digitais.

Hoje a equipe do Diário do Noroeste é composta da seguinte forma:

Diretores: Sérgio Carlos de Carvalho Filho e Bruna Carvalho.

Coordenador operacional e Coluna Social: Guto Costa.

Editor-chefe: Adão Ribeiro.

Coordenador das plataformas digitais: Igor Mateus.

Jornalistas: Reinaldo Silva, Cibele Chacon e Monique Manganaro.

Fotógrafo e setorista esportivo: Ivan Fuquini.

Estagiária: Ana Cecilia Paglia

Administrativo: Vera Longo.

Diagramação: Júlio Moura, Mauricio Marques e Maraiza Carvalho.

Comercial: Asley Pellizzaro e Verônica Merede.

Videomaker: Gustavo Romano.

Programador (Site): Fernando Barbosa.

Tráfego Pago: Bruno Novais

Distribuidores de jornais em Paranavaí e na região: Amaraí Siqueira Soares, Marcos Vinícius Danziger de Barros e Cleverson Neves dos Santos.

Compartilhe: