REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Há quase 68 anos, as páginas do Diário do Noroeste estampam histórias de Paranavaí e região. A trajetória de sucesso foi traçada com base no compromisso com a verdade, na credibilidade, marcas que o DN carrega até hoje e que chamaram a atenção de estudantes durante a 42ª Semana Literária e Feira do Livro. A convite da equipe do Sesc, o editor-chefe Adão Ribeiro apresentou o jornal para as crianças e guiou um bate-papo descontraído sobre a importância da leitura de qualidade.
“Todo conhecimento profundo vem da reflexão, e o jornal leva a refletir. Nossa missão como jornalistas é incentivar o leitor a buscar a verdade”, disse Ribeiro. O jornal é uma revista diária e tem a função semelhante à do livro, sendo ambos determinantes para a formação de leitores. “A diferença é que o livro é perene e o jornal, factual.”
O gerente do Sesc Paranavaí, Marcos Scoz, destacou a presença do DN na Semana Literária: “O tema deste ano é ‘Ler para mudar histórias’, nada mais justo que o Diário do Noroeste fazer parte conosco. Fizemos questão e agradecemos essa parceria com o Diário, contando e mudando a história dessas crianças”.
Entre os espectadores, estava Talys Cavalcante de Almeida, estudante do quarto ano na Escola Municipal Elza Grassiotto Caselli, que compartilhou sua história: o avô também trabalhou em um jornal impresso e sempre falou da importância das notícias. Após a conversa com o editor-chefe do DN, foi possível entender o que avô dizia.
A professora Eliane Ehlke de Souza acompanhou os alunos na visita à Semana Literária e reiterou a necessidade de buscar fontes confiáveis de informação. Também destacou o papel da leitura na construção dos saberes e apontou os livros como principais instrumentos nesse processo de formação.
Programação – Nesta quinta-feira (5), a programação da 42ª Semana Literária e Feira do Livro começa às 8h, com novas turmas de estudantes conhecendo o Diário do Noroeste, as obras do artista plástico paranavaiense Roberto Persil e um estande exclusivo para contar a história do Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup).
Entre as atividades previstas para hoje estão o lançamento da 8ª Coletânea Sesc de Contos Infantis (8h30 às 9h), o espetáculo “O reino dos bonecos”, com a Cia. Curimim Açu (8h às 9h e 14h às 15h), a oficina “O corpo enquanto território, com Thays Pretti (9h às 10h), e o bate-papo “Caçador chegou tarde”, com o escritor Luís Henrique Pellanda (19h30 às 20h30).
O evento é aberto ao público de toda a região e a entrada é gratuita.