*Anderson Alarcon
Recentemente, por ocasião da solenidade de entrega do título de Cidadão Benfeitor de Paranavaí, merecidamente outorgado a um ilustre filho seu, o paranavaiense Frederico Mendes Júnior, Juiz de Direito do TJPR e presidente da AMB – Associação de Magistrados Brasileiros, disse o homenageado que “Paranavaí vive um excelente momento em sua história”.
Com razão o homenageado. Em diversas frentes, a cidade de Paranavaí tem se destacado no cenário estadual, nacional e inclusive internacional por seus feitos. Tem um líder municipal à frente da prefeitura que resgatou o sentimento de pertencimento das pessoas à cidade, com ações governamentais e sociais que ganharam o reconhecimento país afora, com destaque recente para a ação humanitária prestada por um grupo liderado pelo Prefeito Delegado KIQ às vítimas da catástrofe climática que abalou nossos irmão do Rio Grande do Sul.
No cenário legislativo, tem se destacado o deputado federal paranavaiense Tião Medeiros, presidente de uma das principais comissões do Congresso Nacional, a da Agricultura, mola propulsora de nosso país, com um trabalho hábil reconhecido e elogiado por diferentes correntes e grupos em torno de sua articulação agregadora e com foco em resultados de Estado.
Para além dos destaques no Poder Executivo e Legislativo, Paranavaí também protagoniza no Judiciário. Para além do homenageado Frederico, que lidera ações institucionais em prol do fortalecimento democrático perante o judiciário de todo o Brasil e sua interface também com outros países pela AMB, outro ilustre cidadão de Paranavaí tem contribuído deveras para esse protagonismo do interior: trata-se do filho do saudoso Dr. Alcindo Franco, e irmão do Dr. André Franco, importante família de juristas no Estado, tendo sido o Dr. Fábio Franco escolhido entre todos os advogados paranaenses do interior, ou seja dentre mais de 397 cidades, para ocupar, por méritos próprios, o honroso e alto cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.
Que feliz constatação que realizou o Juiz Frederico a respeito dos dias de glória que Paranavaí vive em suas três esferas, Executiva, Legislativa e Judiciária, e isso sem falar ainda da liderança empresarial (cidade capital empresarial inovadora do Hackathon), da força do agro e do trabalhador, que merecerá um capítulo à parte oportunamente. Depois de “dias” de luta, o reconhecimento da cidade chegou. Fruto de muitas gerações, de muitas mãos daqueles que são a cidade, ou seja, o seu povo. Afinal o que seria a cidade se não o conjunto de esforços dos filhos seus?!
E nesse espírito de pujança e evolução, Paranavaí celebra neste dia mais um importante feito: o lançamento da Pedra Fundamental do Novo Fórum de Justiça da cidade. Coroando uma gestão inovadora e de êxito, o chefe máximo do Poder Judiciário do Paraná, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, comparece com a cúpula do TJPR à cidade, para lançar, pessoalmente, o compromisso com o início da construção da nova sede da Casa da Justiça e da Cidadania, dando concreção a um sonho, um desejo, e mais do que isso, a uma necessidade da região.
Com um espaço maior, moderno e otimizado, o novo Fórum se converterá em instrumento importante para uma melhor entrega de justiça ao cidadão. A obra coroa uma gestão inovadora do Presidente Keppen, consolidando as boas práticas que marcam sua gestão, com um legado que tem sido replicado em diferentes estados brasileiros, com destaque para projetos que já começam a revolucionar o Judiciário Paranaense e, por extensão, do Brasil e até de países outros.
Pioneiro em uso de linguagem acessível para melhor compreensão do cidadão, o TJPR se destaca ainda por ter o menor custo do sistema judicial, e ainda ser aquele que mais rápido tramita seus processos, otimizando a entrega de justiça e resolução de casos às pessoas. Criou a ouvidoria da mulher, aproximou a Justiça das pessoas em cidades que não são sedes de comarcas e não tem fóruns, criando os E-Fóruns, iniciativa que permite acesso direto do cidadão com o juiz e promotor, inovou na aplicação das políticas antimanicomiais, além de executar gestão empreendedora com política de integridade, controle de riscos, transparência e promoção de cultura diversa e inclusiva. Aprimorou as práticas do foro extrajudicial, por meio do Projeto Diálogos, capitaneado pelo Desembargador Corregedor Antonio Massaro, reverberando em enorme ganho e agilidade judicial e extrajudicial para as pessoas de baixa renda que necessitam regularizar suas moradias, com o projeto Moradia Legal.
Keppen tem deixado seu legado por onde passa. É extensa sua lista de feitos numa trajetória dedicada à inovação e gestão. E Paranavaí será palco da realização de um antigo e importante projeto que agora deixa o mundo dos sonhos para ganhar forma na vida real.
Em pouco tempo, os valorosos Magistrados da cidade, Meritíssimos Maria de Lourdes Araújo, Stephanie Assis Pinto de Oliveira, João Guilherme Barbosa Elias, Anacléa Valéria de Oliveira Schwanke, Rodrigo Domingos de Masi, Eveline Soares dos Santos Marra, Marcelo Torres Liberati, e sua MMa. Juíza Diretora do Fórum, Josiane Pavelski Borges, juntamente com o valoroso quadro de Servidores e colaboradores, Promotores de Justiça, Defensores Públicos, Policiais e Agentes de Segurança, Procuradores e Advogados, OAB – representada por seu alvissareiro líder presidente Anderson Donizete dos Santos, partes, testemunhas, acadêmicos, professores, estagiários e todos os operadores do direito e sistema de justiça, terão uma nova casa para chamar de sua, imbuídos todos do e pelo mesmo propósito de entregar justiça, fazer o bem e desenvolver a cidade.
O lançamento da Pedra Fundamental do novo Fórum de Justiça e Cidadania em Paranavaí vem em boa hora, enche-nos de gratidão, vigor e esperança e faz lembrar a música “Nossa história. Nossa história. Dias de lutas. Dias de glórias”.