(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

NEGÓCIOS

Dicas para micro e pequenas empresas começarem 2023 com o pé direito

O ano novo chegou e, com ele, renovam-se as esperanças dos micro e pequenos empreendedores em ter 365 dias de muito sucesso. Pensando em ajudar esses negócios, a SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, lista cinco dicas que podem ajudar as empresas a começar 2023 com o pé direito. Confira:

  1. Utilize a tecnologia ao seu favor

Para os empreendedores que buscam prosperar — não só no começo do ano, mas no longo prazo –, adotar soluções tecnológicas pode garantir uma rotina mais eficaz, seja para agilizar a gestão, automatizar sistemas ou em muitos outros aspectos da gestão.

“Cada negócio vai precisar de um conjunto diferente de ferramentas tecnológicas. Por isso, os empreendedores devem estar atentos e abertos a novidades que possam ajudá-los a tornar suas empresas mais eficientes”, diz Mariana Lazaro, CFO da SumUp para América Latina.

  1. Crie ações de fidelidade

Programas de fidelidade podem ser uma ótima alternativa para micro e pequenos empreendedores aumentarem a recorrência de compra de seus clientes. Ações de recompensas conseguem ser facilmente aplicadas e não exigem tecnologia de alto nível.

“Quando o empreendimento oferece algum benefício em compras recorrentes, ele está incentivando seus clientes a voltarem em seus estabelecimentos, potencializando suas vendas”, explica Mariana.

  1. Estabeleça boas parcerias

A colaboração está no centro do empreendedorismo. Ela pode ser uma alavanca para impulsionar as vendas de empresas que trabalham juntas.

“Uma boa opção é desenvolver parcerias com um comerciante local, que atue em um segmento de venda similar, mas sem concorrer diretamente com o negócio, como uma perfumaria e um salão de beleza, por exemplo. Uma empresa pode direcionar vendas para a outra”, afirma a CFO.

Outra opção é a criação de campanhas conjuntas em redes sociais, oferecendo descontos e vouchers.

  1. Tenha fornecedores locais

Contar com os produtos e serviços de empresas locais pode agilizar diferentes processos, como as entregas. “Fornecedores localizados próximos ao seu negócio entendem as necessidades da região e contribuem para melhorar a experiência do cliente. Além disso, a parceria beneficia a economia do bairro e as pessoas que moram nele”, conta Mariana.

  1. Realize análises financeiras regulares

Por mais surpreendente que pareça, ficar de olho na saúde financeira é algo frequentemente esquecido em micro e pequenos negócios.

“O empreendedor precisa ‘sentir o pulso’ do seu negócio a todo momento, verificando seu fluxo de caixa e buscando crédito saudável. Também é importante reagir a adversidades, como a alta dos preços e dos juros, e se necessário buscar crédito saudável. A SumUp, por exemplo, tem uma parceria com o BNDES para oferecer empréstimos com taxas muito competitivas”, diz a executiva.

Compartilhe: