O ano novo chegou e, com ele, renovam-se as esperanças dos micro e pequenos empreendedores em ter 365 dias de muito sucesso. Pensando em ajudar esses negócios, a SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, lista cinco dicas que podem ajudar as empresas a começar 2023 com o pé direito. Confira:
- Utilize a tecnologia ao seu favor
Para os empreendedores que buscam prosperar — não só no começo do ano, mas no longo prazo –, adotar soluções tecnológicas pode garantir uma rotina mais eficaz, seja para agilizar a gestão, automatizar sistemas ou em muitos outros aspectos da gestão.
“Cada negócio vai precisar de um conjunto diferente de ferramentas tecnológicas. Por isso, os empreendedores devem estar atentos e abertos a novidades que possam ajudá-los a tornar suas empresas mais eficientes”, diz Mariana Lazaro, CFO da SumUp para América Latina.
- Crie ações de fidelidade
Programas de fidelidade podem ser uma ótima alternativa para micro e pequenos empreendedores aumentarem a recorrência de compra de seus clientes. Ações de recompensas conseguem ser facilmente aplicadas e não exigem tecnologia de alto nível.
“Quando o empreendimento oferece algum benefício em compras recorrentes, ele está incentivando seus clientes a voltarem em seus estabelecimentos, potencializando suas vendas”, explica Mariana.
- Estabeleça boas parcerias
A colaboração está no centro do empreendedorismo. Ela pode ser uma alavanca para impulsionar as vendas de empresas que trabalham juntas.
“Uma boa opção é desenvolver parcerias com um comerciante local, que atue em um segmento de venda similar, mas sem concorrer diretamente com o negócio, como uma perfumaria e um salão de beleza, por exemplo. Uma empresa pode direcionar vendas para a outra”, afirma a CFO.
Outra opção é a criação de campanhas conjuntas em redes sociais, oferecendo descontos e vouchers.
- Tenha fornecedores locais
Contar com os produtos e serviços de empresas locais pode agilizar diferentes processos, como as entregas. “Fornecedores localizados próximos ao seu negócio entendem as necessidades da região e contribuem para melhorar a experiência do cliente. Além disso, a parceria beneficia a economia do bairro e as pessoas que moram nele”, conta Mariana.
- Realize análises financeiras regulares
Por mais surpreendente que pareça, ficar de olho na saúde financeira é algo frequentemente esquecido em micro e pequenos negócios.
“O empreendedor precisa ‘sentir o pulso’ do seu negócio a todo momento, verificando seu fluxo de caixa e buscando crédito saudável. Também é importante reagir a adversidades, como a alta dos preços e dos juros, e se necessário buscar crédito saudável. A SumUp, por exemplo, tem uma parceria com o BNDES para oferecer empréstimos com taxas muito competitivas”, diz a executiva.