Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Maria de Lourdes Araújo fala da importância de levar a discussão a todas as instâncias da sociedade Foto: Ivan Fuquini

CIDADANIA

Dignidade menstrual na escola é tema de projeto lançado nesta segunda em Paranavaí

Dignidade menstrual na escola. Esse é o nome de um projeto de extensão universitária que tem como objetivo ampliar o debate sobre as condições de cuidados com as meninas dentro das instituições de ensino. O lançamento será nesta segunda-feira (25), às 16h30, no auditório da Unifatecie, na BR-376, com entrada gratuita.

Em recente entrevista ao Diário do Noroeste, a juíza Maria de Lourdes Araújo, uma das idealizadoras do projeto, destacou que meninas e mulheres deixam de frequentar o ambiente escolar 45 dias ao ano por questões ligadas à dignidade menstrual. Considerando os 220 dias letivos, a ausência representa aproximadamente 20% do tempo total.

Maria de Lourdes defende que essa discussão chegue a todas as instâncias da sociedade e repercuta de forma positiva, a ponto de motivar a consolidação de políticas públicas. Uma das preocupações é o acesso de meninas e mulheres a itens de higiene pessoal, especialmente as que vivem em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

A juíza defende a perenidade do projeto. A ideia é que as informações sejam levadas a meninas e meninos do oitavo ano do ensino fundamental, e essa proposta já conta com resposta positiva do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, que inclui mais de 20 municípios do Noroeste do Paraná, totalizando 44 escolas e cerca de 3.000 adolescentes.

A iniciativa reúne entidades e instituições que atuam em áreas como educação, saúde e garantia de direitos. Além do Poder Judiciário e da Unifatecie, o projeto conta com apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Defensoria Pública do Paraná e do coletivo Antígona – um grupo formado por mais de 230 juízas paranaenses, cuja principal bandeira é a equidade de gênero.

Fonte: REINALDO SILVA Da Redação

Compartilhe: