ALEXANDRE ARAUJO
DA UOL/FOLHAPRESS
Fernando Diniz falou pela primeira vez após a demissão do Fluminense, e não segurou as lágrimas. O treinador lamentou a saída do clube das Laranjeiras e deixou os próximos na carreira em aberto.
“Entrevista difícil como nunca aconteceu na minha carreira. Estou muito mexido com a minha saída por tudo que representa o Fluminense, e tudo que vivemos. É uma entrevista para me despedir da torcida. Estão sendo dias bem difíceis para digerir. Vai passar e vai ficar todo mundo bem”, afirmou o treinador.
“Eu não pretendo trabalhar imediatamente, mas não sei se vou trabalhar esse ano. Eu preciso descansar um pouco. Estou muito mexido com o que aconteceu. É um sentimento grande de gratidão, pelo Fluminense. E um sentimento grande de tristeza, não queria que terminasse assim. Muita emoção vivida para mim e minha família. Vai ficar marcado, sou assim. Quis muito estar aqui de volta e tenho certeza que deu certo. Peço desculpa pelo momento que a gente está passando, de não conseguir vencer, mas nunca faltou entrega e coragem para conseguir. O futebol para mim nunca foi mecânico, apartado da vida, do sofrimento, do choro e da alegria. Vou continuar assim”.
Fora os títulos, qual o ponto alto nesta passagem no Fluminense?
“Vou citar um jogador, do futebol como meio de transformação. Posso falar do Arias. Era um menino com potencial imenso e cheio de dúvidas sobre o próprio talento e sobre quem ele era. A vida da gente meio que vai se confundindo com o futebol. Em 2022, tive muitos embates com ele. Alguns oportunistas, se visse à beira do gramado, iriam julgar como desrespeito. Tive embates para poder germinar. Não aparece na televisão, tem muitas conversas de carinho para ajudar. Em 2022, ele falou, depois da oração: “tenho de agradecer esse cara, olho no espelho e tenho orgulho de quem eu vejo”. Esses títulos que vocês não veem, ou [não] reconhecem, é minha maior função. Isso modificou a vida dele, a maneira como encara o mundo. Ele é uma pessoa inteira, bonita, e se vê capaz de jogar em qualquer lugar. Quando você tem pessoas assim, os títulos vão vir.