Faltando aproximadamente 40 dias para o início da Série C do Campeonato Paranaense, o Atlético Clube Paranavaí (ACP) começou os trabalhos para disputa do estadual. Em uma entrevista ao Jornal Diário do Noroeste, o diretor técnico do clube, Ramalho Santos detalhou o planejamento para temporada 2022 e falou sobre o projeto para os próximos anos.
De acordo com Ramalho, o planejamento este ano é trabalhar um grupo de 24 a 25 jogadores e os treinos devem iniciar até 20 julho, 30 dias antes da estreia na competição. O plano é contratar atletas que cheguem a custo zero, vindos através de empréstimos.
Após anunciar a contratação do técnico Rúbio Alencar na última semana, o clube já prepara uma semana de avaliações para selecionar alguns jogadores de Paranavaí e região que possam compor o elenco em 2022. Ramalho ressalta que todo o trabalho será feito de uma forma muito profissional. “Alguns virão de fora, mas iremos dar oportunidades paras atletas da cidade e garotos da base”, diz Ramalho.
Conhecendo a crise financeira que o ACP vem passando há algumas temporadas, Ramalho fala que irá usar todo conhecimento e credibilidade conquistado no futebol para conseguir montar um time competitivo.
Juntamente com Portuguesa Londrinense, Arapongas EC, CA Cambé, Grêmio Maringá, Nacional AC e REC, o ACP está no Grupo B do Estadual. O diretor técnico avaliou que a chave está bastante equilibrada, pois os demais clubes também estão iniciando os trabalhos.
Além da disputa do estadual deste ano, o ACP já está se planejando para as próximas temporadas. A contratação de Ramalho faz parte do projeto de resgate do Vermelhinho que a atual diretoria vem executando.
Ramalho já atuou por diversas equipes do Brasil e após encerrar a carreira nos gramados fez uma graduação em gestão esportiva. Ele conta que chegou com a missão de ajudar a atual diretoria resgatar a credibilidade do clube e levar o ACP de volta a elite do futebol Paranaense.
Mas antes de retornar para a primeira divisão, ele ressalta que é necessário fazer uma reestruturação do clube e trabalhar melhor a base, pois na sua visão Paranavaí e região contam com muitos talentos que poderiam se melhor aproveitados aqui e futuramente gerar lucro. “Com clube melhor estruturado esses jovens podem se profissionalizar aqui.”
Ramalho teve uma passagem em Paranavaí em 2018, temporada em que ficou apenas três meses no clube. No seu retorno ao ACP depois de quatro, diz que a diretoria na época não apresentou um projeto.
Situação diferente a que encontrou neste ano, uma diretoria formada por pessoas da cidade, que tem trabalhado de forma transparente e com o desejo de levantar o ACP, afirma o diretor.
Para ele, o momento tem que ser de união e pensar apenas no clube, pois só com uma gestão transparente e muito trabalho o ACP vai conseguir se recuperar e resgatar os torcedores.