O município de Paranavaí, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (26) a capacitação “Práticas restaurativas e a pedagogia do cuidado” para diretoras e orientadoras educacionais. 56 profissionais participaram da capacitação que será replicada para os nove mil alunos da rede municipal de ensino.
O evento teve palestra da professora Ângela Mendonça na parte da manhã e foi realizado na escola municipal Santa Teresinha. Na parte da tarde, houve a palestra “Círculo restaurativo de sensibilização” apenas para as orientadoras educacionais.
A secretária de Educação, Adélia Paixão, disse que desde que o projeto de práticas restaurativas foi implantado nas escolas municipais não houve mais boletins de ocorrência por conta de problemas envolvendo alunos. “Iniciamos o projeto em 2017 com cinco escolas, mas o sucesso foi automática e rapidamente expandimos para as demais escolas. Desde então, só temos colhido bons resultados. É uma semente que plantamos que pouco a pouco vamos colhendo os frutos”, exaltou.
Ainda segundo a secretária, a implantação do projeto permitiu que a escola desse um olhar ainda mais carinhoso aos alunos. “Nós sabemos que algumas pessoas carecem de trabalho emocional e psicológico diferenciado. A maioria das escolas é de tempo integral, portanto, essas crianças passam a maior parte do tempo conosco. Com uma relação mais interativa, com amor e carinho, conseguimos reduzir atos de indisciplina e ensinar ainda mais os alunos. Isso só nos dá orgulho”, ressaltou.
O vice-prefeito Pedro Baraldi parabenizou a equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho que vem sendo realizado em Paranavaí. “Temos uma equipe extremamente dedicada e competente em nosso município. São tantas as conquistas que nos orgulham todos os anos que realmente precisamos reconhecer o que vem sendo feito. A educação de Paranavaí é destaque em todo o estado por conta desse belíssimo trabalho”, enalteceu.
A Secretaria de Educação distribuiu, em forma de reconhecimento ao trabalho prestado em cada escola municipal, o troféu “Práticas restaurativas nas escolas – Empreendendo na mudança de cultura do ambiente escolar”. O troféu foi recebido por cada diretora das escolas municipais.
(Assessoria Prefeitura)