Em 2023 o Atlético Clube Paranavaí (2023) obteve um ótimo desempenho e terminou a temporada conquistando o título da Série C do Paranaense e a vaga na Série B de 2024, competição que deve iniciar no mês de maio.
Na atual temporada o Vermelhinho busca o acesso para elite do futebol estadual, porém o caminho até o tão sonhado retorno para a primeira divisão não será nada fácil, pois terá pela frente equipes tradicionais do Paraná.
“É uma segunda divisão com nível de primeira”, diz Adriano Pimenta, diretor de futebol do ACP.
A confirmação das equipes participantes, período de realização e formato de disputa, aconteceu na reunião arbitral realizada na quarta-feira (21), na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Adriano Pimenta e Nivaldo Mazzin, presidente do clube associativo do ACP, foram os representantes de Paranavaí no encontro.
As equipes que disputarão a segundona são: ACP, Apucarana Sports, Foz do Iguaçu, Grêmio Maringá, Iguaçu, Laranja Mecânica, Nacional, Paraná Clube, Patriotas e Rio Branco.
A mais tradicional delas, o Paraná Clube que por diversas vezes já foi campeão da primeira divisão e figurou Série na A do Campeonato Brasileiro.
Além do peso das camisas, Pimenta também avalia que os times estão mais estruturados para 2024, condição que deve elevar ainda mais o nível da competição.
Outro fator que deve impulsionar a segunda divisão do Paranaense deste é o novo investidor do ACP. Recentemente, o cantor sertanejo Gustavo Lima anunciou a compra de 60% da SAF do Vermelhinho.
Para Mazzin, o investimento feito pelo cantor será benéfico até para outras equipes, pois a visibilidade do campeonato será ainda maior e com isso a possibilidade de os times rivais conseguirem novos patrocínios tendem a crescer.
Na reunião ficou definido que a competição será disputada entre os dias 4 de maio e 28 de julho, data da final. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único e as quatro melhores colocadas seguem para a fase semifinal. As duas equipes que somarem o menor número de pontos serão rebaixadas à Terceira Divisão de 2025.
Na semifinal, os clubes disputarão jogos de ida e volta. Os confrontos serão divididos da seguinte forma:
Grupo B -1º Colocado x 4º Colocado;
Grupo C – 2º Colocado x 3º Colocado;
O mando de jogo da segunda partida será das equipes com melhor colocação geral na primeira fase. Em caso de igualdade de pontos ao término da segunda partida, o saldo de gols será considerado como primeiro critério de desempate. Persistindo o empate, a decisão será nas penalidades.
As duas equipes que chegarem até a final automaticamente garantem vaga para a disputa da Primeira Divisão em 2025. A decisão será em jogos de ida e volta.
Grupo D – 1º Colocado do Grupo B x 1º Colocado do Grupo C.
O mando de campo e os critérios de desempate seguem os mesmos da fase anterior. A tabela e o Regulamento Específico da competição serão divulgados em breve pela FPF.
Nos próximos dias membros da diretoria do ACP se reunirão para definir as datas de apresentação do elenco e início da pré-temporada. Até o momento apenas o treinador Willian Sander está confirmado para a disputa da segunda da divisão.
O ACP pretende trazer boa parte do grupo de 2023 para a temporada 2024. Os jogadores que formaram o elenco na Série C atualmente estão disputando outros campeonatos estaduais, mas continuam sendo acompanhados de perto pela diretoria.
Além dos nomes já conhecidos, novos jogadores devem chegar para a segunda divisão. Pimenta afirma que todas as contratações serão feitas dentro do orçamento e modelo de jogo da equipe.