REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal, no Jardim São Jorge, abre as portas para parcerias com a comunidade. A ideia é desenvolver projetos voltados para a formação dos alunos, seja no âmbito educacional, seja na formação cidadã, seja na capacitação profissional.
A diretora Maria Aparecida dos Santos de Souza e o diretor-auxiliar Sérgio Gomes da Silva citam o exemplo do Observatório Social de Paranavaí, que levou o projeto Observatório Social Mirim até o Silvio Vidal.
Durante as atividades, os alunos debateram política, conheceram as atribuições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, aprenderam princípios da educação financeira.
Cidinha, como é conhecida a diretora, chama a atenção: o Colégio Silvio Vidal é o único equipamento público estadual do Jardim São Jorge, portanto é referência para a comunidade do bairro. Ali estudantes e familiares buscam apoio em situações difíceis, tanto na parte material quanto na emocional, diz.
Os próprios alunos têm iniciativas que beneficiam a população do bairro, como o projeto desenvolvido pelo curso técnico em Administração que resultou na arrecadação e na distribuição de cestas básicas para famílias em condições de vulnerabilidade social.
O diretor-auxiliar reforça que a escola é ambiente para propagação de conhecimento e que a interação dos alunos com a comunidade é enriquecedora.