(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN

POLÍTICAS PÚBLICAS

Diretrizes orçamentárias preveem R$ 5 mil para promoção da igualdade racial em Paranavaí em 2026

REINALDO SILVA

Da Redação

Cinco mil reais. Esse deverá ser o valor aplicado pela Prefeitura de Paranavaí em 2026 para a efetivação de políticas de promoção da igualdade racial, conforme texto acrescentado por emenda substitutiva ao Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026.

É pouco, mas é o primeiro passo rumo à consolidação do combate ao racismo e à garantia do respeito à diversidade. Para o presidente da Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (Anpir), Celso José dos Santos, trata-se de um marco histórico, possível graças às deliberações da 2ª Conferência Municipal da Igualdade Racial, realizada em maio deste ano. “Ficamos extremamente satisfeitos”, avaliou, ciente de que o desafio ainda é grande.

O recurso financeiro estará ligado ao Gabinete do Prefeito, o que permitirá adotar práticas transversais que envolvam todas as secretarias municipais, por exemplo, saúde, educação, meio ambiente e esporte.

O propositor da emenda substitutiva, Carlos Alberto João, mais conhecido como Professor Carlos, disse que as discussões técnicas para chegar a esse resultado foram difíceis. Depois de muitas análises sobre legalidade e competência, ele conseguiu o apoio do presidente do Legislativo, Carlos Augusto Pereira de Lima, e dos vereadores Josival Moreira, Aparecida Gonçalves, Antônio Carlos Utrila, Maurício Miranda, Luiz Aparecido da Silva e Waldur Trentini, que subscreveram o texto, aprovado por unanimidade.

Apesar do valor pequeno, Celso José dos Santos considera um passo importante para o município
Foto: Arquivo DN

“O importante é que abrimos, no gabinete, a oportunidade da estrutura. O segundo passo é [criar] o Conselho da Igualdade Racial e o Fundo Municipal”, projetou Professor Carlos.

Para o presidente da Anpir, é essencial que o debate se mantenha ativo, especialmente com a aproximação da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que confirmará a destinação da verba. Também tornará obrigatório adotar ações administrativas, financeiras, jurídicas e de comunicação social da gestão municipal para a promoção da igualdade racial.

Compartilhe: