(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Arquivo DN
Foto: Arquivo DN

PARANAVAÍ

Distribuição de vagas na rede municipal de ensino desagrada pais; Secretaria de Educação explica

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Quando recebeu a carta da Secretaria de Educação de Paranavaí informando onde a filha seria matriculada, Aparecida Laudelino Pardinho ficou inconformada. Ela mora no Jardim Progresso, mas a escola com vaga para a menina fica na Vila Operária. “Próximo à minha casa existem quatro escolas que seriam opções melhores, todas a menos de 1.200 metros.”

Não foi a única a reclamar. Dayane Nóbrega de Lima utilizou as redes sociais para pedir uma solução ao problema do filho, também indicado para uma escola distante. Na postagem, ela questionou a secretária de Educação Adélia Paixão e o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ). Chegou a propor que as próprias mães se organizassem para fazer a troca de vagas entre si.

Ao Diário do Noroeste, Adélia Paixão explicou que a distribuição é feita com base no endereço residencial do aluno e na quantidade de vagas na escola. O modelo de georreferenciamento é o mesmo adotado pelo Governo do Estado e considera as informações cadastradas na Secretaria Municipal de Educação, por isso é necessário fazer a atualização sempre que a família se mudar de casa.

Um exemplo prático de como funciona: alunos que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil Cecília Giovine e avançaram para o primeiro ano foram encaminhados à Escola Municipal Elza Caselli. As duas instituições de ensino ficam no Jardim Simone.

A estrutura da Escola Municipal Elza Caselli comporta 20 alunos por sala de aula, definição que também segue regras ditadas pelo Governo do Estado. Significa que a partir do 21º aluno, é preciso buscar outra escola, a mais próxima possível.

De acordo com Adélia Paixão, mães, pais ou responsáveis que queiram se certificar sobre o número de vagas devem entrar em contato com a escola pretendida. A secretária informou que havendo disponibilidade e já tendo atendido todas as crianças daquela região da cidade, é possível fazer a transferência, independentemente do bairro onde a família mora.

Transporte – Se a casa onde a criança mora estiver a mais de dois quilômetros de distância da escola indicada pela Secretaria de Educação, a Prefeitura de Paranavaí garante transporte gratuito. A solicitação deve ser feita na Secretaria de Educação.

A oferta de transporte gratuito vale apenas para os alunos a partir de 4 anos de idade, quando o ingresso no ciclo escolar é obrigatório. Antes disso, a responsabilidade é da família.

No caso dos pais que solicitarem a transferência para outra escola que não a indicada pela Secretaria de Educação, a criança perde o direito ao transporte escolar gratuito.

Soluções – A moradora do Jardim Progresso citada no início desta matéria, Aparecida Laudelino Pardinho, questionou os critérios de distribuição das vagas. “A sensação que dá é que foi feito aleatoriamente. Já fiz a pretensão de vaga em outras duas escolas. Se for preciso, vou aos meios legais para garantir que minha filha estude mais próximo de casa.” Aguarda a resposta da Secretaria de Educação até sexta-feira (16).

Já Dayane Nóbrega de Lima, do Jardim Campo Belo, da mesma forma mencionada anteriormente, contou ao Diário do Noroeste que teve o problema resolvido. Houve um erro técnico na hora de alimentar o sistema da Secretaria de Educação, com a troca de endereços entre dois alunos. Assim que a falha foi identificada, a equipe fez as devidas adequações.

A angústia e a revolta deram lugar ao alívio. “Fiquei feliz por saber que realmente fiscalizaram o erro. Estava pensando que não iriam fazer nada a respeito. Digo às mães que estão passando pelo mesmo problema que devem ir atrás. Com educação tudo se resolve.”

Seguindo a orientação da Secretaria de Educação, hoje mesmo Dayane Nóbrega de Lima fará a matrícula do filho. Depois “é só esperar iniciar o ano letivo”.

As aulas da rede municipal de Educação neste ano vão até 21 de dezembro. A data para o começo das atividades em 2023 ainda não foi definida, pois o calendário escolar depende da aprovação do Núcleo Regional de Educação.

Neste ano, são pouco mais de 9.100 alunos matriculados em 19 escolas, 14 centros municipais de educação infantil e oito instituições de ensino conveniadas, além de 174 crianças estudando em escolas particulares, custeadas pela Prefeitura de Paranavaí. A expectativa é que em 2023 sejam mais de 9.200.

Serviço – A Secretaria de Educação de Paranavaí fica na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.596, no Centro. O telefone para contato é (44) 3423-6313. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Compartilhe: