Os moradores da parte inferior direita da Terra Rica terão entre os dias 2 e dia 8 de maio para realizarem a limpeza de seus imóveis. A Divisão de Saúde Municipal reforça que, com o aumento vertiginoso de notificações e casos positivos de dengue, é necessário que a população participe ativamente e faça sua parte. No último boletim havia 19 casos confirmados e 41 suspeitos aguardando resultados de exame.
“Não há mais tempo de procrastinar e adiar a responsabilidade individual e coletiva, precisamos adotar urgentemente todas as medidas necessárias para combater o mosquito. Combater a dengue é um ato de amor próprio, pela família e pela comunidade em que vive, pois constitui um grande problema de saúde pública e coloca a vida e segurança de todos em risco”, emitiu a secretaria de Saúde em nota.
A ideia da Secretaria de Saúde de Terra Rica foi dividir a cidade em setores para que, alternadamente, os moradores de diferentes regiões da cidade sejam orientados e organizados a promoverem a limpeza de suas propriedades.
A ação busca conscientizar a população a respeito da importância e também da obrigação dos moradores/ proprietários de imóveis de manterem suas propriedades limpas e livres de qualquer criadouro do mosquito Aedes aegypti, principalmente em terrenos e imóveis vazios – que constituem atualmente um dos maiores problemas tanto combate à dengue, como de outros vetores e insetos (o escorpião, por exemplo).
“Reforçamos que a limpeza dos imóveis é de responsabilidade dos proprietários e moradores. Dessa forma, a medida visa apenas racionalizar os trabalhos de orientação e fiscalização de acordo com as regiões da cidade que apresentam maiores necessidades e riscos, bem como possibilitar a coleta do lixo pelo departamento de limpeza urbana”, declarou o prefeito Julio Leite.
A medida integra um conjunto de ações adotadas pela divisão que, juntamente com a realização de palestras de conscientização em escolas e creches, a intensificação dos trabalhos de orientação e fiscalização pelos agentes de saúde e a parceria com o Sesc Paraná na campanha “Aqui o mosquito não entra”, buscam reduzir os riscos de uma epidemia e garantir a proteção da saúde da população terra-riquense. Porém, o sucesso dessas medidas depende diretamente da cooperação da população.