Nesta semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) pediu ajuda da população para conseguir suprir o baixo estoque de sangue dos tipos O+ e O- no estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a situação atual para esses tipos sanguíneos é considerada crítica. Como reflexo da necessidade de outras regiões do estado, o Hemonúcleo de Paranavaí tem disponibilizado bolsas de sangue para cidades com menor volume disponível e reforçado o pedido de doação para reverter o quadro.
De acordo com o chefe do Hemonúcleo de Paranavaí, Lucas Oliveira, na cidade, o estoque destes tipos sanguíneos está próximo à regularidade. A condição, porém, não descarta a necessidade de doação. “A população pode contribuir com a doação aqui em nossa unidade e estará contribuindo com essa questão em Curitiba, por exemplo”, explicou.
Segundo Oliveira, após o anúncio do Hemepar, o Hemonúcleo fez a separação de um estoque de sangue dos tipos “O” e enviou à central, para que pudesse ser redirecionado aos pontos mais críticos. “Nós já estamos contribuindo com a transferência de bolsas por demanda, ajudamos Curitiba esta semana. Nosso estoque é em rede e, conforme necessidade de outras unidades e a gente tendo essa tipagem, nós fazemos a transferência, por isso é muito importante a doação contínua dos doadores da nossa região”, destacou.
O comunicado emitido pela Secretaria de Saúde do estado também lembrou que a chegada de períodos mais frios, como o inverno, pode impactar negativamente e diminuir a frequência de doações. “Nestes períodos, as pessoas tendem a possuir hábitos mais caseiros e frequentemente notamos uma queda na coleta de sangue. Por isso, é importante reforçar, sempre que possível, a importância deste ato, absolutamente indispensável no salvamento de vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
SEJA UM DOADOR
De acordo com a Sesa, uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas. Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos completos e peso mínimo de 51 quilos. Conforme a pasta, homens podem doar sangue a cada 60 dias, chegando a, no máximo, quatro doações num período de 12 meses. Já mulheres podem doar a cada 90 dias, com até três doações num período de um ano.
Em Paranavaí, para fazer uma doação de sangue basta agendar o atendimento pelo site do Hemepar, pelo telefone (44) 3421-3588 ou via WhatsApp, pelo número (44) 9 8817-1128. O Hemonúcleo de Paranavaí está localizado na Rua Rio Grande do Sul, 2490, no Centro da cidade, e as coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30.
ESTOQUE EXCEDENTE
Lucas Oliveira ainda revelou que, diferentemente da realidade crítica enfrentada com os sangues tipos “O” pelo Hemepar, em Paranavaí, algumas tipagens, como a “A”, chegam a estar com bolsas excedentes. “Nós estamos pedindo para que os doadores da tipagem ‘A+’ aguardem pelo menos 20 dias para agendar a doação, pelo estoque estar excedente”, afirmou Oliveira.
Segundo o chefe do Hemonúcleo, todas as unidades do estado trabalham com mecanismos para equilibrar o número de bolsas de sangue disponíveis ao longo de todo o ano, especialmente para que não falte sangue de qualquer tipagem em nenhuma época.