(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FAÇA SUA DOAÇÃO

Doações de sangue em Paranavaí ajudam a controlar situação crítica no estoque dos tipos “O” no Paraná

Nesta semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) pediu ajuda da população para conseguir suprir o baixo estoque de sangue dos tipos O+ e O- no estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a situação atual para esses tipos sanguíneos é considerada crítica. Como reflexo da necessidade de outras regiões do estado, o Hemonúcleo de Paranavaí tem disponibilizado bolsas de sangue para cidades com menor volume disponível e reforçado o pedido de doação para reverter o quadro. 

De acordo com o chefe do Hemonúcleo de Paranavaí, Lucas Oliveira, na cidade, o estoque destes tipos sanguíneos está próximo à regularidade. A condição, porém, não descarta a necessidade de doação. “A população pode contribuir com a doação aqui em nossa unidade e estará contribuindo com essa questão em Curitiba, por exemplo”, explicou. 

Segundo Oliveira, após o anúncio do Hemepar, o Hemonúcleo fez a separação de um estoque de sangue dos tipos “O” e enviou à central, para que pudesse ser redirecionado aos pontos mais críticos. “Nós já estamos contribuindo com a transferência de bolsas por demanda, ajudamos Curitiba esta semana. Nosso estoque é em rede e, conforme necessidade de outras unidades e a gente tendo essa tipagem, nós fazemos a transferência, por isso é muito importante a doação contínua dos doadores da nossa região”, destacou.

Lucas Oliveira, chefe do Hemonúcleo de Paranavaí. Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN

O comunicado emitido pela Secretaria de Saúde do estado também lembrou que a chegada de períodos mais frios, como o inverno, pode impactar negativamente e diminuir a frequência de doações. “Nestes períodos, as pessoas tendem a possuir hábitos mais caseiros e frequentemente notamos uma queda na coleta de sangue. Por isso, é importante reforçar, sempre que possível, a importância deste ato, absolutamente indispensável no salvamento de vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

SEJA UM DOADOR 

De acordo com a Sesa, uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas. Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos completos e peso mínimo de 51 quilos. Conforme a pasta, homens podem doar sangue a cada 60 dias, chegando a, no máximo, quatro doações num período de 12 meses. Já mulheres podem doar a cada 90 dias, com até três doações num período de um ano.

Em Paranavaí, para fazer uma doação de sangue basta agendar o atendimento pelo site do Hemepar, pelo telefone (44) 3421-3588 ou via WhatsApp, pelo número (44) 9 8817-1128. O Hemonúcleo de Paranavaí está localizado na Rua Rio Grande do Sul, 2490, no Centro da cidade, e as coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30.

ESTOQUE EXCEDENTE

Lucas Oliveira ainda revelou que, diferentemente da realidade crítica enfrentada com os sangues tipos “O” pelo Hemepar, em Paranavaí, algumas tipagens, como a “A”, chegam a estar com bolsas excedentes. “Nós estamos pedindo para que os doadores da tipagem ‘A+’ aguardem pelo menos 20 dias para agendar a doação, pelo estoque estar excedente”, afirmou Oliveira

Segundo o chefe do Hemonúcleo, todas as unidades do estado trabalham com mecanismos para equilibrar o número de bolsas de sangue disponíveis ao longo de todo o ano, especialmente para que não falte sangue de qualquer tipagem em nenhuma época. 

Compartilhe: