Quem tem um cachorro em casa sabe do amor e do carinho que eles merecem. E quando eles ficam doentinhos, partem o coração de qualquer dono. Pensando nisso, a veterinária Isabelle Villani trouxe um assunto muito importante para manter a saúde dos nossos pets: a doença do carrapato.
Ela é transmitida através da picada de um carrapato contaminado, pode ser muito severa e até mesmo fatal. Muito perigosa para os cães e é mais comum do que imaginamos.
Erliquiose, babesiose e anaplasmose, são algumas das doenças mais comuns encontradas na rotina clínica de pequenos animais transmitidas por carrapatos. Os sinais clínicos dependem da manifestação da doença, do agente causador e se há mais de um agente envolvido.
De maneira geral os cães apresentam:
Febre;
Perda de apetite;
Prostração;
Diarreia;
Vômito;
Perda de sangue pelo nariz;
Manchas vermelhas na pele;
Mucosas pálidas ou amareladas;
Inflamações oculares.
A veterinária diz ainda que, em alguns animais, pode ser observado inclusive aplasia de medula, que é quando a medula para de produzir as células sanguíneas.
“Essa doença tem uma fase chamada de subclínica, onde os animais não apresentam sinais clínicos podendo passar despercebida. Por este motivo é de extrema importância manter em dia os exames de rotina, como o hemograma completo”, salienta Isabelle.
Além disso, ela fala que a prevenção é fundamental!
“Deixe sempre em dia a medicação contra carrapatos, eles podem ser de uso tópico ou oral. Também é importante atentar-se ao ambiente que o animal convive, e levar seu pet para check up”, completa.