O bispo diocesano de Paranavaí, dom Mário Spaki, anunciou na segunda-feira (15) uma série de transferências de padres para outras paróquias. A previsão é que sejam oficializadas em fevereiro de 2022. De acordo com o líder da comunidade católica, as mudanças são necessárias, “frutos de muitos diálogos, a fim de entender a vontade de Deus para cada padre e cada paróquia”. As informações foram repassadas durante uma transmissão de vídeo pelo YouTube.
Dom Mário Spaki inicia a lista com a troca de dois padres entre si. Benjamin Alves Barbosa deixa a Paróquia Santa Cruz de Monte Castelo e assume a Nossa Senhora de Fátima, em Amaporã. Maycon Renan Silva faz o caminho inverso e passa a liderar a Paróquia Santa Cruz de Monte Castelo.
Padre Adão Dias Martins, atualmente na quase paróquia universitária São Francisco de Assis, em Paranavaí, seguirá para a Nossa Senhora de Guadalupe, em Loanda. Além de assumir o papel de pároco, terá uma missão especial: mobilizar a comunidade de Porto Rico, Porto São José e São Pedro do Paraná com o intuito de conseguir fundos financeiros para a construção de uma igreja, que futuramente poderá se tornar um santuário.
Os padres Paulo Alves Martins, Osvaldo Marcelo e Marcelo Santiago trabalharão ao lado de Adão Dias Martins para decidir, junto com a comunidade local, os passos a serem dados neste projeto audacioso. De acordo com dom Mário Spaki, antes de construir a igreja de pedra é preciso fortalecer a igreja viva, o povo de Deus.
Paralelamente, o padre José Bezerra da Silva Neto permanece na condição de pároco das paróquias de São Pedro do Paraná e Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Rico. Já Antônio Crivelaro deixará a Nossa Senhora de Guadalupe, em Loanda, para assumir a Paróquia São José Operário, em Paranavaí.
O então administrador paroquial da São José Operário e pároco da São Paulo, ambas em Paranavaí, padre Gustavo Paulo da Silva, dividirá as tarefas nas paróquias Santa Rita de Cássia e São Francisco,
A Paróquia São Paulo terá como administrador o padre José Carlos de Carvalho, que continua reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja. Ele será responsável pelas celebrações da santa missa, enquanto outras tarefas junto à comunidade ficarão a cargo do seminarista Pedro Antônio França Junior, que está concluindo os estudos para ser padre.
Outra mudança anunciada por dom Mário Spaki é a saída de padre Inácio Schiroff da Paróquia Santa Rita de Cássia para assumir a Santa Terezinha, em Planaltina do Paraná. Atualmente, a comunidade é conduzida por Antônio Avelino, que completou idade canônica e se tornará emérito. Foram mais de 36 anos de sacerdócio exercidos na diocese.