REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A história contada pela bíblia cristã cita três personagens emblemáticos: Gaspar, Baltazar e Melchior, os reis magos guiados por uma estrela até Belém para adorar o recém-nascido Jesus.
Levaram presentes para o filho de Deus, ouro, incenso e mirra.
Com o ouro, metal precioso, os visitantes sublinhariam a condição do menino como rei dos judeus. O incenso viria da resina de uma árvore, simbolizando a seiva da vida e os aromas utilizados nos momentos de oração. A mirra teria propriedades curativas e seria também base para a produção de perfumes.
Conforme o evangelho de Mateus, os três reis magos prestaram homenagens a Jesus e o protegeram dos planos do rei de Israel, Herodes, de matá-lo. Após deixar a manjedoura onde nascera o filho de Deus, assumiram a missão de evangelizar.
A passagem de Gaspar, Baltazar e Melchior na narrativa bíblica é rápida, porém marcante, sendo inspiração para as celebrações do Dia de Reis, em 6 de janeiro. O episódio também inspirou a Folia de Reis como festa religiosa, depois incorporada à cultura popular de diferentes países ocidentais, caso do Brasil.
O Sesc Paranavaí valoriza a manifestação religiosa/cultural e promove o Festival Folia de Reis. A edição deste ano será domingo (19), das 14h às 18h, no Centro Esportivo do Jardim Ouro Branco. A entrada é gratuita.
Sete companhias de Folia de Reis se apresentarão: Estrela do Oriente (Loanda), Mensageiros da Paz (Londrina), Reis Estrela Guia (Paranacity), Reis Santa Luzia (Loanda), Reis Santa Luzia (Londrina), Sol Nascente (Juranda) e Unidos em Cristo (Nova Esperança).
A Orquestra Municipal de Paranavaí abrirá o evento, seguida do Grupo de Canto com idosos e das crianças do projeto Futuro Integrado, ambos do Sesc Paranavaí. O Festival de Folia de Reis também terá recreação, serviços de saúde, quermesse e feira de artesanato – os dois últimos não serão gratuitos.
O festival é um evento tradicional na região de Paranavaí. De acordo com o Sesc Paraná, a Folia de Reis é considerada importante manifestação do patrimônio imaterial brasileiro. Desde sua origem, é passada de geração em geração entre familiares e amigos de uma mesma comunidade.
Cada companhia empunha sua bandeira e, por meio de música e encenação, realiza sua homenagem ao Dia dos Reis Magos, refletindo o modo como populações originalmente de zonas rurais do Brasil celebram esse momento.
No Paraná, o Festival de Folia de Reis é um evento idealizado e realizado pelo Sesc Paranavaí desde 1982. Atualmente se caracteriza como uma mostra não competitiva e cujo objetivo principal é contribuir para a manutenção dessa rica tradição popular que ocorre em diversas partes do país.