ADÃO RIBEIRO
O médico paranavaiense e pré-candidato a deputado estadual Leônidas Fávero Neto permanece no Cidadania (23) para a eleição de deputado estadual de outubro deste ano. Ele visitou a redação do Diário do Noroeste ontem e falou das suas bandeiras no pleito.
Vereador e presidente da Câmara de Paranavaí, Leônidas tem a saúde como uma das suas principais bandeiras. Ele defende uma ampla reflexão sobre o sistema, cenário em que cada município terá um papel importante, definindo as chamada baixa, média e alta complexidades. “Precisamos integrar melhor os serviços”, avalia. A Santa Casa de Paranavaí tem papel estratégico neste contexto. Investir na prevenção e qualidade de vida são outros fatores que podem reduzir as demandas na área da saúde, avalia.
Leônidas também vê o turismo como determinante para o desenvolvimento regional. Ele lembra que a região tem 180 km de rios, potencial que deve ser explorado de forma inteligente. A profissionalização do turismo é outra bandeira do pré-candidato. Uma parceria com a iniciativa privada, baseada em treinamento e conhecimento da atividade, pode expandir o setor, tornando a comunidade parceira do desenvolvimento.
Potencializar o agronegócio, já muito forte em todo o Noroeste, é outro objetivo do médico e pré-candidato. O poder público pode contribuir estimulando a profissionalização e o uso de tecnologias. Conforme Leônidas, há cadeias produtivas bem desenvolvidas, entre as quais, as da laranja e da mandioca. Outros podem avançar, entre elas, a bovinocultura.
O pré-candidato sugeriu reflexão sobre o voto em representantes do Noroeste. Cita que a representação é muito importante, conforme comprovado pelo deputado estadual Tião Medeiros nos últimos dois mandatos. No período foram milhões de reais em recursos para todas as cidades. Ele avalia que cada município pode contribuir, priorizando nomes da região e que poderão contribuir para uma boa representatividade na Assembleia Legislativo a partir de 2023.
O postulante estava acompanhado dos assessores Gustavo Poldo, Hudson Brait e do advogado Jaime Moura Jorge Júnior.