(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CIDADANIA

É papel dos conselheiros tutelares garantir a preservação dos direitos de crianças e adolescentes

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Situações de violência física ou psicológica, negligência, abandono, exploração do trabalho infantil ou abuso sexual violam os direitos básicos da criança e do adolescente e precisam ser denunciadas. Normalmente o acolhimento da vítima é feito pelo conselheiro tutelar, que verifica o caso e faz os devidos encaminhamentos.

Dentro dessa dinâmica, o papel do Conselho Tutelar é fundamental para garantir que a população com menos de 18 anos, em condições de risco ou vulnerabilidade, tenha acesso a políticas públicas de educação, saúde, assistência social e segurança.

Cinco conselheiros tutelares atuam em Paranavaí, divididos em territórios, e chegam a todos os bairros e distritos da cidade. A escolha desses profissionais se dá por processo eleitoral e toda a comunidade pode participar. A eleição deste ano será domingo (1º de outubro) e definirá os cinco titulares para o período de 2024 a 2027. Para votar basta estar com o título de eleitor regularizado junto à Justiça Eleitoral.

Em anos anteriores, havia apenas um local de votação, o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Newton Guimarães, no Centro.

Desta vez, com o objetivo de facilitar o acesso às urnas eletrônicas, o CMDCA decidiu descentralizar o processo eleitoral, ampliando para as escolas municipais Neusa Braga (Jardim São Jorge), Getúlio Vargas (Vila Operária), Professor Pedro Real (Jardim Morumbi) e Dr. José Vaz de Carvalho (Distrito de Sumaré).

Para participar basta apresentar um documento oficial com foto ou o e-Título, que corresponde ao título de eleitor no formato digital.

São 15 candidatos, todos com formação superior em áreas afins – pedagogia, assistência social, psicologia, direito, entre outras. Os cinco mais votados assumirão o cargo como titulares e os demais permanecerão na suplência.

O processo eleitoral terá início às 8h e se estenderá até as 17h. Mais de 80 servidores municipais trabalharão diretamente nas seções eleitorais e a Comissão Especial Eleitoral contará também com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, a fim de garantir a segurança.

A contagem dos votos será no mesmo dia, no CEEBJA Newton Guimarães.

Atuação do CMDCA – Em entrevista ao Diário do Noroeste, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alessandra Ferreira da Silva Rossini, informou que de janeiro a agosto deste ano, o Conselho Tutelar de Paranavaí fez 7.605 atendimentos.

Os tipos de violência mais comuns são, nesta ordem, psicológica, física e sexual. Mas não são os únicos. Alessandra Rossini disse que casos de exploração do trabalho infantil também existem em Paranavaí e pontuou: “Criança não deve trabalhar”. Para adolescentes, há programas específicos de aprendizagem profissional, tanto no setor público quanto no privado, e entidades que oferecem atividades no contraturno escolar.

A presidenta do CMDCA citou o artigo 227 da Constituição Federal, que define como responsabilidade da família, da sociedade e do Estado “assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Sempre que esses direitos forem cerceados é necessário denunciar. Alguns canais de comunicação estão disponíveis para toda a população, por exemplo, o Disque 100, que mantém o anonimato da fonte e recebe informações sobre violações dos direitos humanos. Também é possível ligar para o Conselho Tutelar, 3902-1123; na Ouvidoria Municipal, 156; na Guarda Municipal, 153; e na Polícia Militar, 190. “Não dá para se omitir”, asseverou a presidenta do CMDCA.

O Conselho Tutelar atua dentro da rede de proteção a crianças e adolescentes, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, as forças de segurança e o Poder Judiciário.

Alessandra Rossini explicou a atuação do Conselho Tutelar e falou da importância da eleição deste domingo
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: